POSTADO EM 15 mai 2021 · Saúde

ENFERMEIRAS E TÉCNICAS DE ENFERMAGEM SÃO HOMENAGEADAS EM EVENTO DA SAÚDE

Em 12 de maio, foi comemorado do Dia do Enfermeiro. Já em 20 de maio será a comemoração do Dia do Técnico de Enfermagem. Por isso, estamos na Semana da Enfermagem. As profissionais dessas duas áreas, que trabalham nos postos da Estratégia de Saúde da Família, os ESFs, em Itumbiara, foram homenageadas em um evento organizado pela Prefeitura / Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira, dia 14 de maio. A homenagem foi feita no auditório do Senac, onde atualmente funciona a SMS.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi, a superintendente de Atenção Básica de Saúde, Eliamar Santana, e a vereadora Liliane Costa destacaram a importância dos profissionais de Enfermagem.
O prefeito Dione Araújo frisou que são as enfermeiras e as técnicas de Enfermagem que conhecem a população de cada bairro, sabem os nomes dos moradores e quais as necessidades dessas pessoas. O secretário de Saúde, Guilherme Davi, que é enfermeiro, disse da “gratidão a esses profissionais neste período difícil de pandemia do coronavírus” e pelo bom trabalho que fazem nos postos de saúde. A vereadora Liliane Costa destacou “o empenho, o esforço e a dedicação de cada uma de vocês para o bem de todos”.
Eliamar Santana disse que as enfermeiras e as técnicas de Enfermagem dos postos de saúde são “a coluna vertebral da atenção básica, no atendimento à população”. Ela enfatizou que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde têm trabalhado arduamente para trazer melhorias nas condições de trabalho nas unidades de ESF. “Já fizemos visitas e reuniões para verificar a situação de cada unidade e nos reuniremos outras vezes com esse objetivo, mas hoje estamos aqui para homenageá-las”, explicou.
As profissionais receberam lembrancinhas, que também foram entregues a Dione, Guilherme e Liliane. Depois, tiraram fotos com o prefeito, o secretário de Saúde, a vereadora, Eliamar e a coordenadora de Enfermagem da Atenção Básica, Jéssica Cezario de Sousa. Também participaram da homenagem o secretário de Governo, Thales Machado, a superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, o superintendente da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), Ivan Luiz da Silva, o Ivan do Raio-X, e servidores da SMS.
Nesta Semana da Enfermagem, os enfermeiros e técnicos de Enfermagem do Hospital Municipal Modesto de Carvalho também receberam uma homenagem, com a presença do prefeito Dione Araújo.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM