ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 18 out 2021 · Outros

UPA VOLTA A ATENDER CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, COM ATENDIMENTO EXCLUSIVO DE COVID-19 NO HCAMP SÃO MARCOS

UPA VOLTA A ATENDER CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA,
COM ATENDIMENTO EXCLUSIVO DE COVID-19
NO HCAMP SÃO MARCOS

A partir desta segunda-feira, dia 18 de outubro, a UPA Dr. Ciro Garcia, no Bairro Juca Arantes, em Itumbiara, volta a atender casos de urgência e emergência. Durante quase oito meses, de 1º de março deste ano até agora, a unidade foi exclusiva para atendimentos de Covid-19 e doenças gripais. Lá foram instalados 10 leitos para receberem pacientes com coronavírus antes do encaminhamento para hospitais.

O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, e o secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi, explicam que nos últimos meses houve diminuição no número de registros, internações e mortes por Covid-19 na cidade. Com isso, não há mais necessidade da UPA ser dedicada a atendimentos de pessoas com coronavírus e outras doenças gripais.

NO HCAMP
Desta segunda-feira em diante, todo atendimento de Covid-19 ou algum tipo de doença gripal será feito exclusivamente no HCamp São Marcos, o hospital de campanha que já atende pacientes com coronavírus desde julho do ano passado.

NA UPA
A UPA, que funciona todos os dias, 24 horas por dia, atenderá casos de pressão alta, dor no peito, infartos, AVCs (derrames), dor abdominal, sangramentos e hemorragias, dificuldade para respirar, febre alta, traumas, coma, acidentes, ferimentos, cortes, choques elétricos, fraturas, luxações e entorses, vômitos, diarreias, paradas cardiorrespiratórias e convulsões. Também terá atendimento para crianças, em situações de baixa complexidade. Os casos de alta complexidade serão encaminhados ao Hospital Municipal. Já para o atendimento ambulatorial, que não for de urgência e emergência, o morador deve procurar o posto de saúde perto de casa, de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde.

A diretora administrativa da UPA, Danielle Dionísio Pereira, destaca que a equipe da unidade se desdobrou, “com amor”, para atender os pacientes com Covid-19 e doenças gripais ao longo de quase oito meses. E que, a partir de agora, “continuaremos atendendo com o mesmo amor quem nos procurar lá na UPA”.

#saudeparatodos

REPORTAGEM; DIONI RIBEIRO / DECOM