POSTADO EM 17 fev 2023 · Outros

PREFEITURA CONSTRUIRÁ MONUMENTO À SANTA RITA DE CÁSSIA NA ENTRADA DE ITUMBIARA

O monumento dedicado à padroeira de Itumbiara, com uma imagem de 10 metros de altura de Santa Rita de Cássia, será construído pela Prefeitura em uma das entradas da cidade. Será na Avenida Doutor Celso Maeda, próximo às brs 153 e 452 e ao lado do bairro, que também leva o nome da santa.
A apresentação do projeto, com a assinatura da ordem de serviço, foi feita pelo prefeito Dione Araújo em uma reunião com secretários municipais e representantes do movimento católico de Itumbiara. A reunião teve a participação do Padre José Luiz de Castro, que é o pároco da Catedral Santa Rita de Cássia, no centro da cidade.
Padre José Luiz destacou que a devoção à Santa Rita de Cássia (que viveu na Itália entre os séculos XIV e XV) está diretamente ligada à história de Itumbiara. A cidade cresceu às margens do rio Paranaíba e próximo à capela, onde hoje é a Catedral. Antes de se chamar Itumbiara, a partir de 1943, o município tinha o nome de Santa Rita do Paranaíba. Segundo Padre José Luiz, o monumento é uma bela homenagem à Santa Rita e à devoção do povo itumbiarense.
O prefeito Dione Araújo explicou que a região próxima ao monumento à Santa Rita de Cássia receberá diversas obras da Prefeitura de Itumbiara. Entre elas, a revitalização da Av. Dr. Celso Maeda (com recuperação do asfalto, paisagismo e iluminação com lâmpadas de LED) e o asfaltamento de todo o Bairro Santa Rita.
A previsão é que o monumento com a imagem de Santa Rita de Cássia seja inaugurado em outubro deste ano, no aniversário de 114 anos de emancipação política de Itumbiara.
Reportagem: DIONI RIBEIRO / DECOM
Fotos: ROBSON HENRIQUE / DECOM