ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 29 abr 2021 · Obras e Pavimentação

SECRETARIA DE OBRAS RECUPERA TRECHO DE ESTRADA EM ITUMBIARA

A equipe da Secretaria de Obras e Pavimentação Asfáltica, de Itumbiara, está fazendo a recuperação de um trecho da Estrada Boiadeira. Esta estrada fica na saída do Bairro Morada dos Sonhos e dá acesso ao aterro controlado, na BR-452.
A recuperação é no trecho que desbarrancou no aterro da estrada, durante o período de chuvas intensas em Itumbiara. Segundo o secretário, Luciano Franco, a obra está orçada em aproximadamente R$ 12 mil, com recursos e funcionários da Prefeitura, e deve ficar pronta em 15 dias, se não chover. O empresário Nizar Karfan cedeu para o uso nesta obra, sem custos para o município, uma escavadeira hidráulica.
O engenheiro da Secretaria, Cleyton Ribeiro de Lima, explica que a recuperação é neste trecho onde existia manilhamento de drenagem do córrego, sob o aterro, que acabou desbarrancando com a quantidade de chuva. São colocados tubos de concreto armado (manilhas) de 1200 milímetros cada, que fazem parte do novo sistema drenante. Esse sistema é composto por galerias de manilhas, que são assentadas sobre o solo preparado com compactação e concretagem do berço. O berço serve para suportar os tubos, formando uma base rígida para evitar abatimento da rede. De acordo com o engenheiro, também são feitos os muros laterais, que servirão para conter o aterro e evitar erosão, além de captar e direcionar o escoamento das águas.
Luciano e Cleyton frisam que todas as etapas da recuperação serão executadas para garantir “a funcionalidade da obra”.