POSTADO EM 09 ago 2021 · Educação

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO FAZ BALANÇO, ANUNCIANDO NOVOS INVESTIMENTOS

No encontro com o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, os gestores de escolas municipais e CMEIs (centros de educação infantil) e vereadores, a secretária de Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, fez um balanço da gestão nos primeiros de gestão na SME e anunciou novos investimentos.

PNEM – PROGRAMA DE MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Repasse total de R$ 904.500,00, referente aos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho. Nesta semana foi liberado um PMEM emergencial, no valor de R$ 103.510,00, para atender à volta das aulas presenciais.

PNAE – PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Repasse de R$ 1268.702,40 do Governo Federal e R$ 600.000,00 da Prefeitura de Itumbiara, contrapartida do município, na aquisição de kits de alimentação para o primeiro semestre deste ano. Foram entregues, em quatro edições, 37.084 kits de alimentação, para as famílias dos alunos das escolas, CMEIs e entidades ligadas à educação.

ADEQUAÇÃO DE CMEIs
Adequação em CMEIs, em cumprimento às exigências do Corpo de Bombeiros, na obtenção do alvará de funcionamento das unidades, com investimento no valor de R$ 67.614,99.

ÔNIBUS ESCOLAR
Recebimento de um ônibus escolar, parceria do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e deputados federais, no valor de R$ 274.000,00.

KITS DE MANUTENÇÃO DE HIGIENE
Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, a SME disponibilizou itens de higiene para todas unidades escolares das redes municipal, estadual e federal, com investimento de R$ 100.000,00.

PROJETOS EM ANDAMENTO
Projetos aguardando processo de licitação.
. Reforma da Escola Municipal Peixoto da Silveira.
. Reforma da Escola Municipal de Tempo Integral Dona Venância Magalhães Cotrim.
. Reforma da Escola Municipal Maria Leopoldina de Carvalho. Valor total estimado em R$ 2.000.000,00.
. Emenda do deputado estadual Chico KGL, no valor de R$ 100.000,00 que será utilizado na conclusão do CMEI Leonor Loureiro, com valor final da obra de R$ 230.000,00.
. Emenda do deputado estadual Antônio Gomide, no valor de R$ 50.000,00, que será utilizado na reforma dos banheiros da Escola Municipal Floriano de Carvalho.
. Emenda do deputado estadual Humberto Teófilo, no valor de R$ 50,000,00, destinado à construção de um campo de futebol, na Escola Municipal Vinícius de Aquino Ramos.
. Projeto de execução e reparo de todas as calçadas das escolas e CMEIs. Projeto pronto, já encaminhado para licitação, com um investimento de R$ 300.000,00.
. Por ação do deputado federal José Nelto, Itumbiara receberá uma escola de 12 salas, refeitório, dois laboratórios, quadra coberta e biblioteca, no Conjunto Habitacional Maria Luíza Machado, com 9.000m² de construção e investimento de R$ 4.616.105,84.
. Escola Municipal Professor Alaor Dias Machado. Reforma dos banheiros, com valor estimado em R$ 50.000,00.

APARELHOS TECNOLÓGICOS
Aquisição de computadores e notebooks, equipando todas as salas das escolas municipais e disponibilizando aos CMEIs notebooks, atendendo as unidades de ensino, na exigência do uso das tecnologias. Investimento de R$ 2.498.500,00.

AQUISIÇÃO DE UNIFORMES
Entrega a todos os alunos da rede municipal, para o ano letivo de 2022, com duas camisetas, duas bermudas, meia, tênis e um kit de material escolar.

AQUISIÇÃO PARA OS CMEIs
Na primeira quinzena deste mês, serão entregues tatames, fraldas, lençóis e toalhas para os CMEIs.

COLÉGIOS DO ESTADO REPASSADOS AO MUNICÍPIO
. Disponibilizado pelo Governo do Estado o Colégio Estadual Maria Emília Guimarães, para ser ocupado pela Escola Municipal Rogério Ribeiro Mendonça, aumentando o número de vagas e a melhor estrutura escolar.
. Disponibilizado pelo Governo do Estado a Escola Estadual Adelino Lopes de Moura, que já se encontra em planejamento para adequação da estrutura física para atendimento de crianças de CMEIs, tendo previsão de funcionamento em 2022.

ABONO PARA O PROFESSOR
. Liberação de um abono para todos os professores, auxílio na Internet, disponibilizado no pagamento de agosto a dezembro.

#todospelaeducacao

REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM