POSTADO EM 16 dez 2021 · Outros

REGULARIZAÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS OCUPADAS POR PARTICULARES É TEMA DE REUNIÃO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ITUMBIARA NA MANHÃ DESTA QUINTA

A reunião setorial e temática de revisão do Plano Diretor de Itumbiara na manhã desta quinta-feira, dia 16 de dezembro, será ás 9 horas no auditório do Palácio 12 de Outubro, uma das sedes da Prefeitura, na Vila de Furnas. O tema a ser debatido é a regularização de áreas públicas, do município, ocupadas atualmente por particulares.
O Plano Diretor é revisto pelos participantes do CONDUR, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, junto com a Prefeitura / Secretaria de Planejamento e a organização não-governamental ARCA (Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente), de Goiânia. A ARCA foi contratada para prestar assessoria técnica nesta revisão.
De acordo com o secretário de Planejamento e presidente do CONDUR, Wender Borges de Oliveira, o Wender Garrote, e o diretor de projetos da ARCA, Gerson de Souza Arrais Neto, é necessário mapear as áreas ocupadas irregularmente e avaliar o caráter dessas ocupações para decidir entre a regularização fundiária, a desocupação ou a venda dessas áreas. Segundo Wender e Gerson, também é preciso debater a destinação de diversas áreas públicas municipais que estão paradas, seja para programas habitacionais, para privatizações ou para instituição de parques públicos e unidades de conservação.
Wender e Gerson destacam ainda que é importante a participação de toda a população nas reuniões setoriais, especialmente das pessoas que serão impactadas pelas políticas públicas definidas no novo Plano Diretor do município.
Esta será a última reunião setorial e temática de revisão do Plano Diretor de Itumbiara em 2021. Terá um recesso na virada do ano e as reuniões serão retomadas em 19 de janeiro de 2022.