POSTADO EM 22 out 2021 · Outros

PROPOSTAS DE MELHORIAS NO TRÂNSITO DE ITUMBIARA SERÃO ENCAMINHADAS PARA PLANO DIRETOR

O simpósio “Mobilidade urbana sustentável em Itumbiara: a cidade e a rua são de todos”, realizado nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, debateu propostas para ter um trânsito com mais dignidade, segurança e respeito para pedestres, pessoas com deficiências, motoristas, motociclistas e ciclistas no município. O evento foi uma parceria entre a Prefeitura / AMMAI (Agência Municipal do Meio Ambiente) / SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) e a faculdade Una.
Segundo os organizadores, em 2019 e 2020 foi elaborado o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Itumbiara. Agora em 2021, algumas das propostas deste Plano começaram a ser executadas pela equipe da SMT. O simpósio foi feito para ampliar as discussões sobre as melhorias no trânsito de Itumbiara.
O prefeito Dione Araújo, o vice-prefeito Daniel Borges, o secretário de Planejamento, Wender Garrote, a coordenadora de educação ambiental da AMMAI, Obede Rodrigues Alves, e o superintendente da SMT, Ivan Luiz da Silva, destacaram que as propostas debatidas no simpósio serão encaminhadas ao Condur, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, para análise de inclusão na revisão do Plano Diretor.
O Plano Diretor está sendo revisto pelo Condur, junto com a Secretaria Municipal de Planejamento e a organização não-governamental ARCA (Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente), contratada para prestar assessoria técnica nesta revisão. Um dos palestrantes do simpósio foi o diretor de projetos da ARCA, Gerson Neto. Também participaram do evento, profissionais e estudantes da faculdade Una e os vereadores Dr. José Orestes e Policial Rolissandro, entre outros convidados.
No simpósio, foi lançado o projeto Calçada Itinerante, desenvolvido por alunos da Una para analisar se as calçadas em Itumbiara estão com padrões adequados, que atendam às normas de acessibilidade para pessoas com deficiências. Ainda foi divulgado o EcoPedal, previsto para 7 de novembro, com o objetivo de incentivar a prática de esportes, o uso de bicicletas e preservação do cerrado.
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM