POSTADO EM 25 out 2021 · Outros

PROFESSORES E ALUNOS DO SENAC FAZEM CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE MAMA

“Outubro Rosa, um toque que salva!”. Este é o título de uma ação organizada por professores e alunos de uma das turmas do curso de Técnico em Enfermagem do Senac de Itumbiara. A ação, realizada na noite da sexta-feira, dia 22 de outubro, faz parte da programação do Outubro Rosa, com atividades de conscientização para prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
A gerente do Sesc / Senac, Giuliana Miranda, lembrou de um ditado popular, “melhor prevenir que remediar”, para reforçar que eventos, no Outubro Rosa, servem para mostrar que a prevenção é o melhor caminho. “Fica o alerta para as mulheres estarem atentas ao próprio corpo”, destacou.
A professora Raphaela Alves Vilela Garcia explicou que o brasileiro tem a cultura curativista, indo às unidades de saúde apenas quando se está doente. Ela frisou que os autocuidados, como o apalpar as mamas para verificar se há algo diferente, pode levar a um tratamento precoce de câncer, com mais possibilidade de bons resultados. A aluna Danúbia de Carvalho Santos, que participou da exposição de uma palestra, alertou para se ter diagnóstico da doença o mais cedo possível. Por isso, além dos autocuidados, o exame regular para verificar se há câncer ou não.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, esteve no evento, junto com o vice-prefeito Daniel Borges e o diretor de Cultura, Ronimárcio dos Santos. O vereador Policial Rolissandro também participou da atividade. Dione disse que as equipes da Atenção Básica de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação da superintendente Eliamar Santana, têm feito ações, nos postos de saúde, para conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama, durante o Outubro Rosa. O prefeito informou que o mamógrafo do Hospital Municipal, usado para fazer mamografias pela rede municipal, será trocado.
Ainda no evento teve a apresentação da Itumbiara Orquestra, sob a regência do maestro Leriando Miranda.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM