POSTADO EM 13 mai 2021 · Ponte Affonso Pena

PREFEITURAS DE ITUMBIARA E ARAPORÃ IRÃO RECUPERAR PONTE AFFONSO PENA

O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, participou nesta quarta-feira, dia 12 de maio, de uma reunião organizada pela Prefeitura de Araporã (MG). A prefeita de Araporã, Renata Borges, pediu esta reunião para apresentar o laudo detalhado da situação atual da Ponte Affonso Pena, na divisa de Goiás com Minas Gerais. A ponte chegou a ser interditada, por algumas vezes, nos últimos anos, depois que veículos pesados, como caminhões, passaram pelo local e deixaram estragos na estrutura da Affonso Pena.
O laudo foi feito pela equipe técnica da FECIV (Faculdade de Engenharia Civil), da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), coordenada pelo professor doutor Rodrigo Gustavo Delalibera.
Os profissionais da UFU apresentaram algumas conclusões. A carga máxima da Affonso Pena deve ser considerada a de veículo com até duas toneladas, ou seja, um carro de passeio. Deverá ser implantado um controle rigoroso de fiscalização para limitação de tráfego no local e ser restrito à passagem de apenas um veículo por vez sobre a ponte.
A equipe da UFU também ressaltou a necessidade de substituir todos os perfis danificados por carga excessiva ou corrosão; nivelar os pendurais, para evitar esforços de torção na ponte; aumentar as dimensões das seções transversais das diagonais e montantes nas regiões próximas aos apoios da ponte e trocar imediatamente os dormentes de concreto, por dormentes protendidos ou de madeira.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Instalada em 1909, ano da emancipação político-administrativa de Itumbiara (na época, Santa Rita do Paranaíba), a Affonso Pena é uma ponte pênsil. Depois da construção da Ponte Ciro de Almeida, na BR-153, nos anos 1960, ela ficou desativada. No início dos anos 1970, foi transferida para o local onde está até hoje. A ponte é tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
COOPERAÇÃO
As prefeituras de Itumbiara e de Araporã vão montar uma equipe comum para tratar da recuperação da Ponte Affonso Pena, atendendo às observações da equipe da UFU, mas com o menor custo possível.
Também estiveram na reunião, representando a Prefeitura de Itumbiara, o procurador geral do município, José Mário de Oliveira Júnior, o presidente da AMMAI (Agência Municipal do Meio Ambiente), José Augusto de Toledo Filho, o secretário de Desenvolvimento e Inovação, César Pereira Alves, o Cesinha, e o diretor de Cultura, Ronimárcio dos Santos.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM, com a cooperação do GECOM (GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO) / PREFEITURA DE ARAPORÃ
FOTOS AÉREAS: SÁVIO ARANTES / DECOM
FOTOS DA REUNIÃO: GECOM (GERENCIAMENTO DE COMUNICAÇÃO) / PREFEITURA DE ARAPORÃ