POSTADO EM 08 jul 2021 · Ponte Affonso Pena

PREFEITOS DE ITUMBIARA E ARAPORÃ ACERTAM COM PROFESSORES DA UFU REFORMA DA PONTE AFFONSO PENNA

Os prefeitos de Itumbiara, Dione Araújo, e Renata Borges, de Araporã (MG), Renata Borges, acompanhados de servidores das duas prefeituras, se reuniram nesta quinta-feira, dia 8 de julho, com professores da Faculdade de Engenharia Civil, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Rodrigo Gustavo Delalibera, Paulo Roberto Cabana Guterres e Joseph Salem Barbar, para tratarem do projeto de reforma da Ponte Affonso Penna, na divisa de Goiás. A equipe técnica da UFU apresentou um laudo sobre a situação atual da ponte e as observações do que precisa de reparos no local. A ponte chegou a ser interditada, por algumas vezes, nos últimos anos, depois que veículos pesados, como caminhões, passaram pelo local e deixaram estragos na estrutura da Affonso Pena.

A reunião foi feita no Palácio 12 de Outubro, na Vila de Furnas. O prefeito Dione Araújo e assessores recepcionaram Renata Borges, os representantes da Prefeitura de Araporã e os professores da UFU. Depois, os participantes fizeram uma vistoria na Ponte Affonso Penna. Na reunião, ficou definido que as duas prefeituras terão uma cooperação para reformar a ponte, que pode durar até dois anos. A reforma poderá ser feita com recursos próprios, com verbas vindas de órgãos federais ou ainda com a participação de empresas privadas. Mas alguns reparos já serão feitos de imediato.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Instalada em 1909, ano da emancipação político-administrativa de Itumbiara (na época, Santa Rita do Paranaíba), a Affonso Penna é uma ponte pênsil. Depois da construção da Ponte Ciro de Almeida, na BR-153, nos anos 1960, ela ficou desativada. No início dos anos 1970, foi transferida para o local onde está até hoje. A ponte é tombada como patrimônio histórico pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM