POSTADO EM 20 dez 2021 · Outros

PREFEITURA REALIZA 116 CIRURGIAS DE CATARATA NO FIM DE SEMANA NO HOSPITAL MUNICIPAL

Um presente de Natal. Assim a Dona Delvira Curado, o Seu Adilson Tavares e o Seu Azarias Oliveira definiram os procedimentos cirúrgicos que eles fizeram no Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC), de Itumbiara. Eles foram submetidos a cirurgias de catarata no mutirão organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo, foram 116 operações neste fim de semana. Uma oportunidade para os pacientes voltarem a enxergar com nitidez e poderem trabalhar e ter uma vida de qualidade.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi, e o secretário adjunto, Guilherme Machado, destacaram os esforços das equipes da SMS / Central de Regulação / Hospital Municipal para realizarem as cirurgias em mutirão. O prefeito lembrou que, no início desta gestão, tinha uma fila de espera de 1.125 cirurgias eletivas, as que não são consideradas de emergência, com agendamentos de até oito anos. E que atualmente, a fila está em menos de 300 procedimentos, que devem ser feitos até o fim de janeiro de 2022.
Dione Araújo, Guilherme Davi e Guilherme Machado informaram que o objetivo é zerar as cirurgias de catarata. Os procedimentos continuarão até o dia 31 de dezembro deste ano. Os que não foram realizados ainda em 2021, devem ser feitos ao longo do mês de janeiro.
O prefeito destacou que é preciso que os moradores, que precisam de cirurgias (de catarata e de outras áreas também, como clínica geral e ginecologia), sejam bem atendidos pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. “Todos necessitam ter uma vida digna”, frisou.
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM