POSTADO EM 12 set 2021 · Outros

PREFEITURA FAZ PARCERIA COM CREA COM ORIENTAÇÕES SOBRE VISTORIAS EM OBRAS

A Prefeitura de Itumbiara firmou parceria com o CREA, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás, para melhorar a eficiência nas vistorias e acompanhamentos de obras na cidade. A parceria foi formalizada numa reunião na sexta-feira, 10 de dezembro, com a presença do prefeito Dione Araújo, do presidente AMMAI, a Agência Municipal do Meio Ambiente, José Augusto Toledo Filho, dos secretários Wender Garrote (Planejamento), Gilson Almeida Teixeira (Finanças), Thales Machado (Governo), Luciano Franco (Obras) e Tom de Oliveira (Ação Urbana), o diretor do Departamento de Fiscalização de Posturas, Celso Prateado, servidores e fiscais municipais, e o presidente da subseção Itumbiara da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil, Márcio Rodrigues Vieira. O CREA Goiás foi representado pelo atual presidente, o engenheiro civil Lamartine Moreira, profissionais do órgão em Goiânia, o inspetor regional, Alessandro Pereira, e fiscais da Inspetoria, que fica em Itumbiara.
O presidente do CREA Goiás, Lamartine Moreira, explicou que o órgão faz fiscalização ostensiva e consegue mapear imóveis, em construção ou em reforma, com indícios de irregularidades, na cidade e no campo. Esse levantamento será repassado à Prefeitura, que pode estar sendo lesada com o não pagamento de taxas. O inspetor regional, Alessandro Pereira, destacou que todo banco de dados do CREA está à disposição das secretarias da Prefeitura.
O presidente da AMMAI, José Augusto Toledo Filho, frisou que a parceria com o CREA permitirá o aumento na eficiência da fiscalização do município, trazendo resultados positivos, como proteção ao meio ambiente. O secretário de Planejamento, Wender Garrote, disse que o acesso aos dados do CREA contribuirá para melhorar a arrecadação do município, já que, em algumas situações, a Prefeitura deixa de arrecadar taxas, porque não tem informações sobre a situação de algumas obras.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM