POSTADO EM 29 out 2021 · Outros

PREFEITURA FAZ MANUTENÇÃO NOS CEMITÉRIOS DE ITUMBIARA PARA O DIA DE FINADOS

A Prefeitura / Secretaria de Ação Urbana está fazendo manutenção nos cemitérios de Itumbiara, Avenida da Saudade (Cemitério Velho) e Parque da Saudade (Cemitério Novo), para a visitação no Dia de Finados, 2 de novembro, próxima terça-feira, das 6 às 19 horas. São esperados, em média, nos dois cemitérios, mais de 30 mil visitantes. Nos dois cemitérios, estão sepultadas mais de 40 mil pessoas.
Os funcionários da Secretaria de Ação Urbana fazem roçagem de mato, poda de árvores, pintura de meios-fios e limpeza nas áreas dos dois cemitérios. Profissionais do Departamento de Iluminação Pública estão verificando se as lâmpadas estão em bom estado de conservação e fazendo eventuais trocas. Segundo o secretário de Ação Urbana, Tom de Oliveira, as equipes da Secretaria estarão de plantão no Cemitério Velho e no Cemitério Novo para atenderem os moradores que forem visitar os túmulos de familiares e amigos.
Tom orienta que os visitantes sigam os protocolos de biossegurança por causa da pandemia do coronavírus, como não se aglomerarem e usarem máscara e álcool em gel.
Outra orientação, da Secretaria de Ação Urbana e dos agentes de endemias, é para as pessoas levarem aos cemitérios vasos de plantas, com furos para escoar a água e, assim, evitarem a proliferação do mosquito Aedes aegypti , transmissor de doenças como doença e chikungunya.
AMBULANTES
A organização dos espaços para a comercialização de vendedores ambulantes, juntos aos cemitérios, já foi feita pelo Departamento de Fiscalização de Posturas. Os fiscais irão verificar se os espaços destinados a cada ambulante estão sendo usados corretamente.
ORAÇÕES
Religiosos fazem, nos cemitérios, ações, com reflexões e orações. As atividades incluem distribuição de mensagens e celebrações, como missas e cultos evangélicos. Os espíritas irão realizar, pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia, atividades de forma on-line.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: SEBASTIÃO INÁCIO / DECOM