ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 18 out 2021 · Outros

PREFEITURA ENTREGA UTI GERAL DO HOSPITAL MUNICIPAL NOS 112 ANOS DE ITUMBIARA

 

A Prefeitura de Itumbiara / Secretaria Municipal de Saúde entregou os 10 leitos da UTI geral do Hospital Municipal Modesto de Carvalho na quinta-feira, dia 14 de outubro, na comemoração dos 112 anos de emancipação do município.

A UTI geral leva o nome de Dr. Alexandre Cotta Pacheco. É uma homenagem ao médico de família tradicional e pioneira de Itumbiara, que morreu, em um acidente automobilístico, em 2014, aos 48 anos de idade. A mãe de Alexandre, Iracilda Pacheco, o irmão, Alcides Cotta Pacheco Neto, e a viúva, Elise Jane da Fonseca, participaram da solenidade. Alcides e Elise também são médicos. A família agradeceu a homenagem, frisando que Alexandre era idealista, apaixonado por Itumbiara e batalhador por uma saúde pública de qualidade na cidade.

O prefeito Dione Araújo e o secretário Guilherme Davi destacaram que Itumbiara não tinha, até o momento, UTI geral, completa e credenciada. A Prefeitura / SMS conseguiu a habilitação dos 10 leitos junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado de Saúde, de Goiás, a SES-GO, e fez uma reforma na estrutura física, Agora, estes leitos estão habilitados e estruturados para atendimento imediato, contando com equipamentos de ponta e uma equipe multidisciplinar. São 30 profissionais de saúde, entre médicos intensivistas e de diversas especialidades, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico, sob a responsabilidade técnica do médico Mac Artur Soares Andrade.

Até o mês de setembro, os leitos de UTI no Hospital Municipal foram usados para tratamento de pacientes com Covid-19. Dione Guilherme explicaram que a habilitação da UTI geral foi possível por causa da diminuição no número de internações por coronavírus.

O vereador Neto Karfan, presidente da Câmara Municipal, disse, representando os colegas, que de agora em diante, por exemplo, “uma pessoa infartada que precisar de UTI terá tratamento aqui mesmo em Itumbiara”.

#saudeparatodos

REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM