A Prefeitura de Itumbiara e a SMT, Superintendência Municipal de Trânsito, realizaram, no dia 17 de novembro, uma audiência pública para apresentarem a proposta da implantação da fiscalização eletrônica em ruas e avenidas da cidade.
A audiência pública foi conduzida pelo superintendente da SMT, Ivan Luiz da Silva, o Ivan do Raio-X, e o engenheiro de trânsito Joogi Mori, representando o consórcio de empresas que venceu a licitação da fiscalização eletrônica. Segundo Ivan e Joogi, o objetivo principal é de conscientização e não de geração de multas. Participaram servidores públicos, vereadores, representantes de diversos setores da sociedade e da segurança pública, como o comandante da Polícia Militar em Itumbiara, Major Rafael Carmo.
Na audiência pública, foram apresentados números sobre o trânsito em Itumbiara. A cidade tem atualmente uma frota de mais de 91 mil veículos, de acordo com informações da Prefeitura e do Detran Goiás.
No ano passado, foram registrados, na cidade, 1.384 acidentes de trânsito, com 15 mortes. O levantamento do ano de 2021 foi feito pelo RENAEST, o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura.
O índice de acidentes por 100 mil habitantes, em Itumbiara, de 1.295, é maior que a média brasileira, de 456. O índice de mortes por acidentes no trânsito, em Itumbiara, de 14,04, também é maior que a média nacional, de 10,62. Os números, oficiais, podem estar subestimados, porque nem todos os acidentes são registrados.
Três vias apresentaram os maiores números de acidentes em Itumbiara, as avenidas Afonso Pena, Beira Rio e Modesto de Carvalho.
Serão instalados 64 equipamentos, sendo 30 radares fixos, 24 detectores de avanço de semáforo e 10 lombadas eletrônicas. O investimento inicial é de R$ 4 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Itumbiara.
A fiscalização eletrônica deve ser implantada ainda no primeiro semestre do ano que vem, nas avenidas Afonso Pena, Beira Rio, Modesto de Carvalho e em diversos outros críticos da cidade.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROOWER ALMEIDA / DECOM