ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 06 out 2021 · Outros

PREFEITURA E SAÚDE FAZEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA IDOSOS, COM ANÚNCIO DE REDE DE PROTEÇÃO AO IDOSO EM ITUMBIARA

A Prefeitura de Itumbiara / Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Superintendência de Atenção Básica de Saúde, fez uma programação especial dedicada aos idosos nesta terça-feira, dia 5 de outubro, na Clínica Popular Dr. Antônio de Pádua Peppe, na Avenida Equador, no Bairro Marolina. A programação foi referente ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, e também para informar sobre as ações com a população idosa na rede pública de saúde em Itumbiara. Entre as atividades no evento desta terça, alongamento com música, palestras e sorteio de brindes.
No evento, o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, falou sobre a proposta da Rede de Proteção ao Idoso. Um dos projetos é a instalação ainda neste ano de um local, onde o idoso que fica sozinho em casa possa passar o dia, com refeições e atividades físicas e culturais, e retornar ao lar no fim do dia. “É uma espécie de creche”, explicou o prefeito.
A superintendente de Atenção Básica de Saúde, Eliamar Santana, contou que os 24 postos de saúde contam com uma programação para quem tem mais de 60 anos, com controle da caderneta do idoso, rodas de conversas e exercícios físicos. A gerente da Clínica Popular do Bairro Marolina, Malba Maria, informou que na unidade o idoso tem atividades físicas duas vezes por semana e a roda de conversa uma vez por semana. A vereadora Sellymare Gomes elogiou a iniciativa de cuidar bem do idoso, “já que um dia nós também chegaremos à idade deles”.
O Seu Valdir Lemes de Oliveira tem 65 anos e participa do Conselho Municipal do Idoso. Para ele, as ações na rede pública de saúde são importantes porque “nós, os idosos, geralmente somos esquecidos”. “Mas com esta proposta e a nossa atuação no Conselho, estamos tentando mudar esta situação”, frisou.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM