POSTADO EM 12 set 2021 · Outros

PREFEITURA E IMEPAC FAZEM ATENDIMENTOS DE SAÚDE À POPULAÇÃO DE ITUMBIARA

O Espaço Capim de Ouro, na Avenida Beira Rio, foi o local de uma ação de saúde pública, realizada nesta sexta-feira, dia 10 de setembro, numa parceria entre a Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e gestores, professores e estudantes do curso de Medicina da faculdade IMEPAC. O foco foi a prevenção e o tratamento de diabetes, com testes de glicemia e pé diabético, mas também atendimento especializado com endocrinologista e urologista, testes rápidos, coletas de preventivos, atualização de vacinas e aferição de pressão arterial. E ainda ações sociais, como distribuição de mudas de plantas e de panfletos informativos sobre saúde. Os atendimentos foram realizados em tendas e em ônibus. O objetivo, de acordo com os organizadores, foi levar a proposta da qualidade de vida à toda população.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, esteve na ação e disse que iniciativas como esta são sempre bem-vindas, para fortalecer a atenção básica de saúde, atendendo pessoas de todos os bairros da cidade. Dione informou que, em parceria com o deputado estadual Álvaro Guimarães e o deputado federal José Nelto, a Prefeitura conseguiu, com o senador Jorge Kajuru, uma verba de R$ 2 milhões, A verba é para construção, em Itumbiara, de um centro de tratamento de pacientes com Diabetes. A equipe da Prefeitura / SMS visitou recentemente uma unidade semelhante, em Rio Verde, para saber como é feito o tratamento lá.
O vereador Policial Rolissandro também participou do evento e elogiou a ação em prol da população de Itumbiara. A diarista Simone Cristina Paula foi uma das pessoas atendidas na sexta-feira. Ele fez o teste de Diabetes, que deu negativo. Simone frisou que é necessário sempre prevenir.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM