POSTADO EM 22 mar 2022 · Educação

PREFEITURA E FNDE LANÇAM OBRA DE ESCOLA COM PADRÃO SÉCULO XXI, ORÇADA EM MAIS DE R$ 5 MILHÕES

A Prefeitura de Itumbiara lançou no sábado, dia 19 de março, a obra da Escola Padrão Século XXI Maria de Lourdes Tinoco Araújo, “Lurdinha”, no Bairro Maria Luíza Machado. O lançamento contou com a participação de representantes da Prefeitura, vereadores, profissionais da área da Educação e convidados, como o prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula. Os presentes acompanharam apresentações da Banda Municipal Santa Rita de Cássia e de alunos da Escola Municipal Dona Venância Magalhães Cotrim.
O prédio terá nove mil metros quadros de área construída e contará com 12 salas de aula amplas e arejadas, laboratório, biblioteca e ginásio de esportes. A capacidade é para atender até 780 alunos. O prazo para o término da construção é de até um ano, em março de 2023.
O valor total do investimento é de R$ 5.462.306,37. R$ 4.616.105,84 vindos pelo FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ligado ao Ministério da Educação. Verba conseguida por meio de emenda parlamentar do deputado federal José Nelto. A Prefeitura entra com uma contrapartida de R$ 846.200,53.
A escola leva o nome de Maria de Lourdes Tinoco Araújo, a Lurdinha, esposa do prefeito Dione Araújo, falecida há quase 26 anos. Ela é a mãe das duas filhas mais velhas dele, Laura e Sarah.
Dione e a secretária municipal da Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, destacaram que a nova escola suprirá a falta de unidades escolares na região do Bairro Maria Luíza Machado. Eles lembraram que a Escola Municipal Dom Veloso, no Bairro Santa Rita, foi desativada em gestão anterior. Dione e Silvana frisam a qualidade da nova unidade, “padrão século XXI mesmo”.
De acordo com o deputado federal José Nelto, toda escola é “uma indústria do saber e do conhecimento”. O presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, participou do lançamento, representando o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e disse que está analisando outros projetos de obras na área educacional em Itumbiara.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE e SÁVIO ARANTES / DECOM