POSTADO EM 11 out 2021 · Educação

PREFEITURA E EDUCAÇÃO TERMINAM MAIS UMA ENTREGA DE KITS DE ALIMENTAÇÃO, COM INVESTIMENTOS DE MAIS DE R$ 2 MILHÕES NESTE ANO

Milleni Ingrid de Oliveira Souza é mãe do Bernardo, aluno do CMEI Maria do Carmo Soares Carvalho (Dona Carminha), no Bairro Santa Maria, em Itumbiara. Na sexta-feira, dia 8 de outubro, ela recebeu o kit de alimentação, entregue pela Prefeitura / Secretaria Municipal de Educação (SME). Para Milleni, o kit é bem-vindo, principalmente neste período de oscilações financeiras por causa da pandemia do coronavírus.
A Milleni é uma das pessoas beneficiadas com a quarta distribuição de kits de alimentação neste ano em Itumbiara, que terminou na última sexta. Nesta entrega, foram 12.160 kits de alimentação para famílias de todos os alunos que estudam em 19 escolas municipais, 15 CMEIs (centros de educação infantil), AMI (Assistência ao Menor de Itumbiara) e Educandário Maria de Lurdes. Os kits, com arroz, feijão, óleo, bolacha tipo maizena, leite pasteurizado e laranja, foram adquiridos no comércio local, com o menor preço e 30% da agricultura familiar.
Segundo a coordenadora pedagógica do CMEI Dona Carminha, Cínthia Paulo Vieira Borges, a entrega dos kits, além de contribuir na alimentação das famílias, fortalece os vínculos dos moradores com a unidade de ensino.
CONTRAPARTIDA PREFEITURA
A verba vem do PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Governo Federal, mas é preciso uma contrapartida da Prefeitura de Itumbiara. Cada kit atual ficou em R$ 43,02, perfazendo um total de R$ 523.123,20. Deste total, 66% são de recursos do PNAE (R$ 345.711,05) e 34% da contrapartida da Prefeitura (R$ 177.412,15). Somando com esta entrega atual, são, ao todo, quase 50 mil kits (49.244). Nas quatro distribuições deste ano, foram investidos mais de R$ 2 milhões, na somatória das verbas do PNAE e das contrapartidas da Prefeitura.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, e a secretária de Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, destacam que os kits de alimentação são para todos os alunos, estejam em aulas presenciais ou on-line.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM