POSTADO EM 15 mai 2021 · Educação

PREFEITURA E EDUCAÇÃO ENTREGAM MAIS DE 13 MIL KITS DE ALIMENTAÇÃO EM ITUMBIARA

A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está entregando 13.084 kits, destinados às famílias dos alunos que estudam em 19 escolas municipais e 15 CMEIs (centros de educação infantil). Os kits também foram encaminhados ao Instituto Francisco de Assis, APAE, AMI e Educandário Maria de Lurdes. A entrega, iniciada no dia 10, irá até a próxima terça-feira, 18 de maio.
O kit de alimentação é composto de arroz, feijão, óleo de soja, macarrão, biscoito doce maisena, leite, laranja e molho de tomate. Todos os produtos foram adquiridos no comércio local, que apresentaram o menor preço e 30% da agricultura familiar. A verba veio do PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura de Itumbiara. Os atuais kits ficaram em R$ 609.321,88, sendo 64% de recursos do PNAE (R$ 390.070,34) e 36% da Prefeitura (R$ 219.251,54).
A secretária de Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, explica que ela e a equipe da SME esperam juntar dois repasses do PNAE para fazerem kits com maior quantidade de produtos. Em relação à última entrega, em março, houve um aumento no número de famílias beneficiadas. Da primeira vez, foram 11.918 kits. Agora, são 1.166 kits a mais. Segundo Silvana, o motivo desse aumento é que os profissionais da Secretaria têm feito uma busca ativa, indo às casas e solicitando as matrículas dos alunos. Ela conta que a iniciativa tem dado bons resultados.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, destaca que os 25 mil kits de alimentação distribuídos neste ano contemplam todos os alunos da rede municipal de ensino.
O consultor técnico Manoel Leandro Borges Garcia, de 42 anos, é pai do Leonardo, de nove anos, e da Manuela, de sete anos, que estudam na Escola Municipal Manoel Theodoro Ribeiro, na Vila de Furnas. Ele buscou o kit de alimentação nesta sexta-feira, dia 14, e elogiou a iniciativa da distribuição dos produtos: “é um kit bem planejado, a gente está bem satisfeito com isso aí e acho que a comunidade inteira também está satisfeita”.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM