POSTADO EM 04 set 2021 · Outros

PREFEITURA COMEÇA A REVISAR PLANO DIRETOR, COM PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE

A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria de Planejamento, e a organização não governamental ARCA (Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente) lançaram na noite desta quinta-feira, dia 2 de setembro, a revisão do Plano Diretor itumbiarense. A revisão do Plano Diretor é uma obrigação legal instituída pela lei federal nº 10.257/2001, o Estatuto das Cidades. Itumbiara elaborou o último Plano em 2006, ou seja, há 15 anos, e está cinco anos atrasada para fazer a revisão, o que pode gerar questionamentos do Ministério Público e perda de verbas federais. A ong ARCA, de Goiânia, foi contratada para conduzir a revisão, junto com a equipe da Secretaria de Planejamento.

O lançamento oficial da revisão foi feito no Teatro Maria Pires Perillo, no Bairro Cidade Jardim, com a participação do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, do secretário de Planejamento, Wender Garrote, secretários, servidores, empresários, o vereador Henrique Borges (representando a Câmara Municipal), o chefe de gabinete do vereador Dr. José Orestes, Bruno Franco, a promotora de Justiça, Mônica Fachinelli, profissionais da faculdade Uma e o diretor de projetos da ARCA, Gerson Neto. A presidente da ARCA, Maria Ester de Souza, participou de forma virtual.

O prefeito Dione Araújo disse que a revisão do Plano Diretor permitirá que Itumbiara tenha crescimento econômico sustentável nos próximos anos, atraindo investimentos de novas empresas, que poderão contar com uma cidade bem organizada. O secretário de Planejamento, Wender Garrote, explicou que o Plano é necessário dar um ordenamento, por exemplo, às construções e novos loteamentos. Mas abrange todos os aspectos da vida em uma cidade.

O diretor de projetos da ARCA, Gerson Neto, detalhou que a revisão será feita com toda sociedade, com reuniões e audiências públicas ao longo dos próximos meses. “É uma construção coletiva”, destacou.

A ARCA irá ministrar, como parte das ações da revisão do Plano Diretor, um curso de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Ambiental. 10 servidores efetivos da Prefeitura já estão inscritos, mas o treinamento é aberto a representantes de diversos setores da sociedade. No evento desta quinta-feira, teve uma aula magna do curso, de forma virtual, com o professor João Whitaker, da USP (Universidade de São Paulo).

O lançamento da revisão do Plano Diretor de Itumbiara foi transmitido ao vivo pela Internet, pelo YouTube da Prefeitura, https://www.youtube.com/watch?v=tWY6GM8ocmA, e também no Face da Prefeitura, https://www.facebook.com/prefeituradeitumbiara/videos/353349329818503

#cidadesustentavel

REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM