POSTADO EM 27 abr 2022 · Outros

PREFEITO DIONE ANUNCIA MAIS DE R$ 3 MILHÕES EM INVESTIMENTOS NA CAUSA ANIMAL EM ITUMBIARA

A Prefeitura Municipal de Itumbiara anunciou investimentos de mais de R$ 3 milhões para proteger e cuidar dos animais no município. Desde o início da gestão Dione Araújo estão sendo realizadas diversas ações pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMAI) e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) para garantir o amparo de cães, gatos e outros animais na cidade.
Está em andamento o credenciamento nº 004/2022, que prevê a contratação de clínicas veterinárias para realização de milhares de consultas, exames, cirurgias, medicamentos e castrações de cães e gatos. O valor do investimento é de R$ 2.345.291,66. A licitação está em fase de conclusão e os serviços começarão a ser executados nas próximas semanas, logo após a assinatura dos contratos.
Outra licitação é referente à aquisição de rações para os animais abrigados na Unidade de Vigilância de Zoonoses (CCZ) e também nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que são mantidas pelas cuidadoras do município. No pregão eletrônico 013/2022, foram adquiridos milhares de quilos de rações, no valor de R$ 677.576,16. Já houve a adjudicação e entrega das rações ocorrerá em breve.
O prefeito Dione Araújo assinala que a administração vem realizando um grande trabalho de proteção aos animais. Na primeira etapa, houve mudanças na legislação para permitir uma atuação mais efetiva junto a causa animal. A aprovação das leis representou um avanço significativo em favor dos animais e das entidades protetoras.
O Centro de Controle de Zoonoses conseguiu, somente em 2022, destinar mais de 100 animais para adoção responsável, através de diversas feiras realizadas em vários pontos da cidade. O município atua também no combate aos maus tratos e abrigo para os animais abandonados.
Na vacinação, a Prefeitura tem disponibilizado estrutura para aplicação da vacina antirrábica, abrangendo tanto o perímetro urbano quanto a zona rural. Já foram realizadas duas edições da Cãomiada, evento organizado pela AMMAI. Em parceria com as polícias Civil e Militar, a equipe de fiscalização da AMMAI tem realizado diversas operações de resgaste de animais em situação de maus tratos sem alimento ou água. Foram resgatados ou apreendidos equinos, suínos, 50 galos numa rinha e outros animais em situação de abandono.
Na última segunda-feira, 25/04, a promotora de justiça Mônica Fachinelli, que atua na área do meio ambiente, fez uma visita ao Centro de Controle de Zoonoses, onde conheceu as instalações e os projetos que estão em andamento em favor da causa animal.