POSTADO EM 24 jan 2022 · Educação

MAIS DE 12 MIL ALUNOS VOLTAM ÀS AULAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E CMEIS DE ITUMBIARA

As aulas do ano letivo de 2022 na rede municipal de ensino de Itumbiara começaram nesta segunda-feira, dia 24 de janeiro. São 12.530 alunos em 19 escolas municipais e 16 CMEIs (centros de educação infantil). As aulas são presenciais, seguindo os protocolos de biossegurança por causa da pandemia do coronavírus, que incluem a vacinação de todos os profissionais da educação e agora a imunização também de crianças de cinco a 11 anos de idade.
O lançamento oficial do ano letivo foi feito na sexta-feira, dia 21 de janeiro, no Teatro Municipal, com a presença do prefeito Dione Araújo, da secretária municipal de Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, toda equipe da SME e gestores, coordenadores e profissionais das unidades de ensino.
O tema do lançamento foi “Hoje é Semente do Amanhã”, em referência à música “Sementes do Amanhã (Nunca Pare de Sonhar)”, de Gonzaguinha. Os presentes acompanharam palestra do psicólogo e Doutor em Educação Júlio Furtado sobre o tema “O desafio da volta às aulas: como a escola nos espera”.
A secretária municipal de Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, fez uma avaliação de 2021 e dos projetos para este ano. Estão previstas as entregas de kits de materiais escolares, uniformes e tablets, além de reformas, ampliações e conclusões de obras nas unidades de ensino. Silvana explicou que a grande maioria dos pais aderiu às aulas presenciais. A SME verificará que prefere o formato on-line para passar as tarefas de forma virtual.
O prefeito Dione Araújo destacou que a Prefeitura tem investido maciçamente na área de Educação. Para este ano, os investimentos somam R$ 26 milhões. Ele lembrou, entre os benefícios, o pagamento regular do PMEM (Programa de Manutenção das Escolas Municipais). Dione disse que, em 2022, haverá diversas capacitações, com o objetivo de qualificar, cada vez mais, os profissionais da educação.
Para este novo ano letivo, as escolas e os CMEIs receberam novas carteiras e mobiliário, entregues na semana passada. Um investimento de R$ 2,7 milhões.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM