ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 08 out 2021 · Outros

LANÇADO LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DE ITUMBIARA, DESDE QUE ERA SANTA RITA DO PARANAÍBA

“1909, Villa de Santa Rita do Paranahyba, Itumbiara”. Este é o título do livro escrito pelo historiador Sidney Pereira de Almeida Neto, que foi lançado nesta quinta-feira, dia 7 de outubro. A obra conta a história da cidade, principalmente a partir da emancipação político-administrativa, em 12 de outubro de 1909. Ou seja, há 112 anos. O município tinha o nome de Santa Rita do Paranaíba, por causa da padroeira municipal, Santa Rita de Cássia, e do rio Paranaíba, que divide os estados de Goiás e Minas Gerais. A partir de 1943, passou a se chamar Itumbiara, que em tupi-guarani significa “caminho da cachoeira”.
Sidney fez uma pesquisa sobre os fatos que marcaram Itumbiara, como a devoção religiosa, as disputas políticas, a importância da Ponte Affonso Pena no desenvolvimento econômico da região, a primeira agência bancária, o primeiro carro e a instalação da energia elétrica.
O lançamento foi no Palácio da Cultura, no Museu Major Militão Pereira de Almeida, com as presenças do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, secretários e servidores municipais, convidados e imortais da AILA, a Academia Itumbiarense de Letras e Artes, da qual Sidney é um dos membros. Na cerimônia, tiveram apresentações da Banda Municipal Santa Rita de Cássia e da cantora Neusa Raulino, que interpretou os hinos nacional e de Itumbiara.
O prefeito Dione Araújo falou da importância de se ter um registro histórico sobre Itumbiara. O diretor de Cutlura, Ronimárcio dos Santos, destacou a relevância, para os agentes culturais da cidade, de uma obra que resgata a história itumbiarense. O presidente da AILA, Hudson Espíndola, frisou que o livro foi lançado no aniversário de 16 anos da Academia, fundada em 7 de outubro de 2005.
De acordo com Sidney Pereira de Almeida Neto, a Editora Padrão disponibilizou o livro para exposição e venda na Papelaria Modelo, que fica na esquina da Rua Santa Rita com a Avenida Trindade, próximo ao Museu, no centro de Itumbiara.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM