POSTADO EM 29 abr 2021 · Emprego

ITUMBIARA GEROU 350 NOVAS DE EMPREGO NO 1º TRIMESTRE, COMEMORA PREFEITO DIONE ARAÚJO

O município de Itumbiara abriu 350 novos postos de trabalho formais entre os meses de janeiro a março, segundo dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério da Economia. O resultado mostra que Itumbiara está em processo de recuperação e crescimento da economia, na avaliação do prefeito Dione Araújo.
Ele destaca que dos cinco segmentos econômicos (agropecuária, comércio, serviços, indústria e construção civil), quatro apresentaram saldo positivo na geração de empregos. Apenas a agropecuária teve mais desligamentos que admissões, mas por uma questão sazonal, do período de safra e vai se recuperar nos próximos meses.
O setor de serviços foi o que mais contratou no 1º trimestre: 439 novas vagas, seguido pelo comércio (107), indústria (74) e construção (29). A agropecuária teve saldo negativo de 299 postos, dada a questão do período da safra.
Foram registrados pelo Caged 3.456 admissões e 3.106 desligamentos, com uma variação positiva de 1,39%. O estoque de postos formais em Itumbiara, com carteira de trabalho registrada, é de 25.468.
Dione Araújo avalia que o cenário para os próximos meses indica tendência de crescimento na geração de empregos, com a retomada das atividades econômicas. Destaca que o município se preparou para enfrentar a pandemia, abrindo novos leitos de UTI no Hospital Municipal e HCamp São Marcos e preparando a UPA para receber os casos leves, moderados e graves de Covid.
CAPACITAÇÃO E INVESTIMENTOS
A Prefeitura de Itumbiara fechou convênio com o Sistema Fecomércio Sesc-Senac para ofertar mais de 2 mil vagas de capacitação profissional para moradores de Itumbiara, através do Programa Capacite-se.
O programa Capacita-se faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Os cursos serão online e as vagas são: Cuidador de Idoso; Assistente de Recursos Humanos; Técnicas de Vendas; Assistente Administrativo; Recepcionista; Assistente de Logística; Agente Comunitário de Saúde e Operador de Caixa.
O município está divulgando as linhas de financiamento do PEAME, do governo estadual, com oferta de linhas de crédito para autônomos, micro e pequenos empresários enfrentaram o período de crise financeira.
Na indústria, a Prefeitura tem dado apoio à instalação de novos empreendimentos, como a CETRIC, que atua no processamento de resíduos sólidos e inicia as atividades no município.
A Corteva (antiga Pioneer), está ampliando sua planta em Itumbiara, com dois grandes empreendimentos, através da Comfrio e da Stock Tech, para construção de um grande armazém e investimentos de R$ 70 milhões no município.
A Caramuru Alimentos também amplia sua produção na cidade. A fábrica de Proteína Concentrada de Soja (SPC) terá investimentos de R$ 165 milhões e geração/manutenção de centenas de empregos.
Recentemente, o prefeito recebeu a visita do novo secretário de Indústria e Comércio, José Vitti e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (Codego), Renato de Castro, para discutir sobre investimentos no Distrito Agroindustrial de Itumbiara (DIAGRI) e a vinda de novos investimentos.