POSTADO EM 09 ago 2021 · Educação

GESTORES DE ESCOLAS E CMEIS AGRADECEM PREFEITO E SECRETÁRIA PELO PAGAMENTO REGULAR DO PMEM

No encontro com o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, a secretária de Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e vereadores, os gestores das escolas municipais e CMEIs (centros de educação infantil) agradeceram o repasse regular do PMEM, o Programa de Manutenção das Escolas Municipais.

O PMEM é pago em 10 parcelas por ano. Mas, de acordo com os gestores, o pagamento nunca foi cumprido regularmente e, por isso, não tinham como fazer planejamento. Ana Carla Medeiros Vieira Borges, gestora da Escola Municipal Professor Moacir Pereira Borges, no Bairro Jardim Liberdade, disse que chegava-se a fazer orçamento para obras de manutenção, que não eram executadas por falta do repasse do recurso.

Neste ano, foram pagas cinco parcelas do PMEM, de fevereiro a junho, dentro de cada mês, e mais uma parcela emergencial, referente ao mês de julho. Por ser férias escolares, não teria o pagamento, mas a Prefeitura / SME decidiu passar o PMEM emergencial para a retomada das aulas, com o objetivo de atender todos os protocolos da biossegurança e da Vigilância Sanitária. Totalizando assim, 11 parcelas neste ano e não 10 parcelas, como previsto na lei.

Os gestores destacaram que, com o pagamento regular do PMEM, estão fazendo as adequações pedidas pelo Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária, para liberação de alvarás anuais de funcionamento. E também obras nos prédios, como troca de telhados e organização da estrutura elétrica. Todos agradeceram o prefeito Dione Araújo, a secretária Silvana Fernandes e a equipe da SME por toda atenção com as escolas e os CMEIs.

Também frisaram como acertada a nomeação de Silvana Fernandes para o cargo de secretária de Educação. Janice Rodrigues Silva, gestora do CMEI Augusto Andrey, no Bairro Novo Horizonte, disse que “Silvana tem raízes e amor pela educação”.

O coordenador pedagógico da SME, Juliano Guerra Rocha, apresentou a equipe da Secretaria e frisou que Silvana, ele, os profissionais e os gestores fizeram um elaborado planejamento para o retorno às aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 9 de agosto. Da mesma forma, que fizeram um planejamento detalhado no início do ano, com as aulas on-line.

#todospelaeducacao

REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM