POSTADO EM 03 jan 2023 · Educação

ESCOLAS E CMEIS MATRICULAM NOVOS ALUNOS

As matrículas de novos alunos na rede municipal de ensino em Itumbiara começaram nesta terça-feira, 3 de janeiro, e irão até a próxima sexta, dia 6. As vagas são para creche (berçário e maternal), educação infantil (pré I e pré II) e ensino fundamental anos iniciais (do primeiro ao quinto ano).
As escolas e os CMEIs estão fazendo as matrículas das 8 às 16 horas, também no horário do almoço.
É preciso levar os documentos pessoais do aluno e do pai ou responsável legal mais comprovante de endereço, cópia do cartão de vacina e declaração de transferência ou o histórico escolar, quando estiver vindo de outra unidade de ensino.
Segundo a secretária de Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, os pais que não encontrarem vagas nas unidades devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, na Rua 105, n.º 10, Bairro Jardim Leonora, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Silvana explica que nenhum aluno ficará sem vaga nas unidades do município.
INTEGRAL
Neste ano letivo, a partir de 27 de fevereiro, as unidades do município terão educação 100% integral.
A jornada será estendida, das 7 às 17 horas, 10 horas por dia, de segunda a sexta-feira, para alunos da educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental, com quatro refeições diárias.
O número de alunos em tempo integral passará de 4.706 em 2022 para 11.341 neste ano. Os responsáveis devem fazer a opção, na matrícula, se querem integral ou parcial.
As escolas municipais José Gomes Pereira, no Bairro Jardim Leonora, e Juca Andrade, no Bairro Jardim Liberdade, se tornarão centros educacionais de tempo integral para atenderem às demais de outras unidades da rede municipal na jornada ampliada.
Os alunos terão o ensino regular e acesso a diversas oficinas, como raciocínio lógico, robótica, atletismo, natação, futebol, judô, Inglês, teatro, música, dança, arte circense, artesanato e cozinha. Contarão com transporte gratuito para se deslocarem aos centros educacionais.
Em 2021 e 2022, a Prefeitura investiu cerca de R$ 50 milhões na educação em Itumbiara. No primeiro dia de aula, neste ano, os alunos receberão kits escolares.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM