POSTADO EM 20 mar 2021 · Educação

EDUCAÇÃO TEM BALANÇO POSITIVO DA ENTREGA DE KITS DE ALIMENTAÇÃO A FAMÍLIAS DE ESTUDANTES

A equipe da Secretaria Municipal de Educação avaliou como positiva a entrega de 11.918 kits de alimentação para as famílias dos alunos que estudam em 19 escolas municipais e 15 CMEIs (centros de educação infantil), no total de 34 unidades de ensino. Os kits também foram encaminhados a duas entidades que trabalham com educação de crianças e adolescentes, a AMI (Assistência ao Menor de Itumbiara) e o Educandário Maria de Lurdes.
A secretária de Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, disse que “conseguimos atender às famílias, que passam, às vezes, por algumas dificuldades neste período de pandemia do coronavírus”.
As entregas foram feitas entre os dias 10 e 18 de março, com cronogramas específicos em cada unidade de ensino. Cada kit continha cinco quilos de arroz, um quilo de feijão, um litro de óleo, 500 gramas de macarrão, 330 gramas de extrato de tomate, um litro de leite e um quilo de banana prata. A verba veio do PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura de Itumbiara.
Silvana contou que algumas pessoas questionaram não ter sal e bolacha nos kits. “No caso do sal, o PNAE não permite a compra deste item para compor o kit”, explicou. “E o PNAE determina ainda que 30% da verba sejam direcionados à agricultura familiar e compramos, dos pequenos produtores, o feijão, o leite e a banana”, detalhou. “Por isso, não foi possível comprar também a bolacha”, completou. Para Silvana, é importante esse fortalecimento dos agricultores familiares.
Segundo a secretária, a distribuição dos kits de alimentação será regular ao longo deste ano.