POSTADO EM 09 dez 2021 · Outros

DRENAGEM URBANA SERÁ DEBATIDA EM REUNIÃO DO PLANO DIRETOR DE ITUMBIARA NESTA QUARTA

As reuniões setoriais e temáticas para revisão do Plano Diretor de Itumbiara, que começaram em novembro, continuarão nesta semana.
A primeira reunião nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, será às 15 horas no auditório do Palácio 12 de Outubro, uma das sedes da Prefeitura, na Vila de Furnas. O tema a ser abordado é a drenagem urbana, com debate sobre os pontos de alagamentos em Itumbiara, a construção de galerias pluvial (para escoamento de chuvas) e as ações para evitar acúmulo de lixo em bueiros. Também serão analisados propostas de construções com espaços de terra e jardinagem para a água ir direto para o solo.
O Plano Diretor é revisto pelos participantes do CONDUR, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, junto com a Prefeitura / Secretaria de Planejamento e a organização não-governamental ARCA (Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente), de Goiânia. A ARCA foi contratada para prestar assessoria técnica nesta revisão.
De acordo com o secretário de Planejamento e presidente do CONDUR, Wender Borges de Oliveira, o Wender Garrote, e o diretor de projetos da ARCA, Gerson de Souza Arrais Neto, nas reuniões setoriais estão sendo debatidos os mais diversos assuntos para o planejamento que servirá de base ao crescimento socioeconômico sustentável de Itumbiara pelos próximos anos.
Depois das reuniões setoriais, serão realizadas, no próximo ano, as audiências públicas. Com base no levantamento de observações, sugestões e reivindicações da população, será elaborado, pela Prefeitura, um projeto de lei, com a proposta do novo Plano Diretor, a ser votado pelos vereadores na Câmara Municipal. O último Plano Diretor de Itumbiara é de 2006 e deveria ter sido revisto em 2015.