POSTADO EM 04 abr 2022 · Outros

DIAGNÓSTICO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ITUMBIARA É APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

O Plano Diretor de Itumbiara está em processo de revisão, desde o segundo semestre do ano passado. Entre o fim de 2021 e o início deste ano, foram feitas reuniões temáticas e setoriais, com o levantamento dos mais diversos assuntos que permitam o crescimento socioeconômico sustentável do município nos próximos anos. O diagnóstico, com este levantamento, foi apresentado em audiência pública na quinta-feira, dia 31 de março.
O Plano Diretor é revisto pela Prefeitura / Secretaria de Planejamento e a organização não-governamental ARCA (Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente), de Goiânia, junto com os membros do CONDUR, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. A ARCA foi contratada para prestar assessoria técnica nesta revisão.
A audiência pública contou com a participação do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, do secretário de Planejamento e presidente do CONDUR, Wender Borges de Oliveira, o Wender Garrote, os profissionais da ARCA (entre eles a presidente da ong, Maria Ester de Souza, e o diretor de projetos, Gerson de Souza Arrais Neto), os vereadores Dr. José Orestes, Henrique Borges e Policial Rolissandro, os promotores de Justiça Ana Paula Sousa Fernandes, Mônica Fachinelli da Silva e Cláudio Prata Santos, representantes de diversos setores sociais que compõem o CONDUR e convidados, de Itumbiara e de outras cidades, como Goiás.
A presidente da ARCA, Maria Ester de Souza, fez a apresentação do diagnóstico. Depois, terá mais uma audiência pública com as propostas de revisão do Plano Diretor. Com base no levantamento de observações, sugestões e reivindicações da população, será elaborado, pela Prefeitura, um projeto de lei, com a proposição do novo Plano Diretor, a ser votado pelos vereadores na Câmara Municipal.
A audiência pública foi transmitida ao vivo pela Internet e os links das gravações estão disponíveis no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=-yb9fx2soTk) e no Face (https://www.facebook.com/prefeituradeitumbiara/videos/664730054740525).
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM