POSTADO EM 11 mai 2021 · Finanças

DESPESAS DE GABINETE NA PREFEITURA TÊM REDUÇÃO DE 38% NO 1º TRIMESTRE

As despesas de gabinete na Prefeitura de Itumbiara apresentaram uma redução de 38,45% entre os meses de janeiro a março, segundo dados obtidos e disponíveis no Portal da Transparência. O valor gasto nos três primeiros meses da atual gestão foi de R$ 235.147,89, enquanto que no mesmo período de 2020 (gestão anterior), o valor foi de R$ 382.017,92.
A diferença representa uma economia de R$ 146.870,03, ou seja, quase R$ 50 mil mensais que deixaram de serem gastos somente no gabinete do prefeito. Entre as despesas do gabinete estão folha de pagamento, diárias, material de consumo, passagens, serviços de pessoas físicas e jurídicas e outros.
A redução das despesas de gabinete era um compromisso do prefeito Dione Araújo. Desde o início da gestão, ele adotou como premissa de governo o corte de gastos. “Nosso lema é fazer mais com menos, melhor e mais rápido”, enfatiza Dione Araújo.
A economia na Prefeitura vai muito além do corte de despesas no gabinete. A atual gestão revisou o contrato do lixo, com uma economia superior a R$ 1 milhão. “Em todas as campanhas sempre prometeram que iam baixar o valor pago pela coleta do lixo, mas nunca fizeram isso. Nós conseguimos uma economia de R$ 160 mil por mês, mantendo o mesmo serviço que era feito antes”, declarou Dione.
A Prefeitura conseguiu ainda restabelecer o transporte coletivo, pagando um valor inferior ao contrato anterior. Com a cessão dos prédios do SENAC, a Prefeitura vai economizar com aluguéis e houve cortes na folha de pagamento, com número menor de servidores comissionados. Outras economias estão previstas na implantação da energia fotovoltaica e substituição das lâmpadas da iluminação pública por LED, com maior durabilidade.
Com o valor economizado, a Prefeitura conseguiu investir pesado na saúde com abertura de novos leitos para enfrentamento da Covid e pagar em dia os salários dos servidores, de janeiro a abril, incluindo o 13º salário, bem como quitar a folha dos aposentados de 2020, esta com ajuda da Câmara Municipal.