POSTADO EM 14 out 2021 · Outros

CÃOMIADA TRAZ CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CUIDAR BEM DE CÃES E GATOS

Nesta terça-feira, 12 de outubro, dia do aniversário dos 112 anos de emancipação de Itumbiara, o operador de pá carregadeira Edilson Palhares Rosendo levou o cãozinho Nick, um pug de um ano e três meses, para participar da 1ª CãoMiada da cidade. Segundo Edilson, o evento foi um bom lazer para o animal e para ele.
A CãoMiada foi uma realização da Prefeitura / AMMAI (Agência Municipal do Meio Ambiente). De acordo com a coordenadora de educação ambiental da AMMAI, Obede Rodrigues Alves, um dos objetivos do evento foi estreitar vínculos familiares, incentivando pais e filhos (desde crianças) a cuidarem dos animais de estimação e também do animal em situação de rua. Ainda conscientizar sobre os maus tratos e incentivar a adoção responsável de animais domésticos. Outro objetivo foi frisar a importância dos donos recolherem as fezes de cães e gatos durante os passeios em locais públicos e a colocarem focinheiras em cachorros.
Os participantes, com cães de diversas raças, percorreram um trecho da Avenida Beira Rio. Os gatos levados foram em exposição para doação. Também participaram os animais da Companhia de Policiamento com Cães, o CPCÃES, da Polícia Militar de Goiás. Esses animais são usados, entre outras atividades, para encontrar drogas e localizar pessoas desaparecidas. Houve uma simulação da atuação dos cachorros do CPCÃES. Ainda no evento, teve uma apresentação de uma roda de capoeira com o Grupo Abadá.
Durante a CãoMiada, foram arrecadadas rações, que serão doadas aos abrigos de animais em situação de rua e também para abastecer os comedouros comunitários.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, participou da abertura da CãoMiada. Ele frisou a necessidade de ações, como esta, para conscientizar sobre os cuidados necessários com os animais de estimação. Também estiveram presentes o vice-prefeito Daniel Borges, o presidente da AMMAI, José Augusto Toledo, a equipe da Agência, secretários e servidores da Prefeitura e vereadores.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE e SÁVIO ARANTES / DECOM