POSTADO EM 03 fev 2021 · Educação

BALANÇO JANEIRO DE 2021: EDUCAÇÃO FAZ CAPACITAÇÕES PARA AULAS ON-LINE EM ITUMBIARA

Nesta primeira semana de fevereiro, as secretarias e autarquias da Prefeitura de Itumbiara estão fazendo o balanço de janeiro, o primeiro mês de atividades nesta atual gestão. Vamos divulgar, de hoje em diante, as ações de cada uma das áreas da administração municipal.
A Secretaria Municipal de Educação trabalhou com o planejamento para o ano letivo de 2021. As aulas on-line começaram na segunda-feira, dia 1º de fevereiro, para mais de 12 mil alunos em 15 CEMEIs (centros de educação infantil) e 19 escolas municipais.
Os professores passaram por capacitações para atuação nas aulas virtuais. A partir da solicitação dos pais, a Secretaria de Educação também está implementando uma plataforma digital para atividades on-line, que será divulgada às famílias numa live às 19h30 desta quarta-feira, dia 3.
A secretária de Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, explicou que há uma atenção com toda a comunidade escolar: alunos e familiares, professores, gestores, coordenadores e funcionários. Em meados de janeiro, foram nomeados, em decreto municipal, os diretores de três CEMEIs e seis escolas. A nomeação foi para as unidades onde as eleições para escolha dos gestores não teve quórum suficiente.
A secretária destacou ainda o recebimento de recursos, por meio de emendas parlamentares de dois deputados estaduais de Goiás. O deputado Chico KGL (DEM) destinou R$ 100 mil, que serão usados para o custeio de despesas da Secretaria de Educação. Já a emenda do deputado Antônio Gomide (PT) é de R$ 50 mil para a reforma da Escola Municipal Floriano de Carvalho, no centro de Itumbiara.
E há ainda o projeto aprovado no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) da verba para a construção de uma escola com 12 salas de aula no Bairro Santa Rita. O valor é de mais de R$ 4 milhões e 400 mil (R$ 4.423.890,02). Os moradores deste bairro estão sem uma unidade de ensino desde que a Escola Municipal Dom Velloso foi desativada há mais de quatro anos. A construção de uma escola no Bairro Santa Rita é um dos compromissos do prefeito Dione Araújo.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM