POSTADO EM 30 jan 2021 · Educação

AULAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITUMBIARA COMEÇAM NA SEGUNDA, DE FORMA ON-LINE

As aulas para mais de 12 mil alunos em 19 escolas municipais e 15 CEMEIs (centros de educação infantil) em Itumbiara começam na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro, de forma on-line. A educação infantil, que inclui creche (berçário e maternal) e pré-escola, atende crianças até cinco anos de idade. Já o ensino fundamental, do primeiro ao nono ano, é para os estudantes a partir dos seis anos de idade.
A secretária municipal de Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo, informou que, na educação infantil, os pais receberão propostas de atividades para eles realizarem com os filhos, sob a orientação dos professores. Já para os alunos do ensino fundamental, as aulas serão realizadas em tempo real, por meio do Google Meet, com a interação dos professores com as crianças e os adolescentes. A partir da solicitação dos pais, a Secretaria de Educação também está implementando uma plataforma digital, que será divulgada às famílias nos próximos dias, facilitando e organizando as aulas virtuais. A capacitação dos professores, para essa fase on-line, foi feita nesse mês de janeiro.
Silvana informou que a equipe da Secretaria da Educação avalia a possibilidade de aplicarem aulas de reforço presenciais a partir do dia 8 de fevereiro. Essas aulas seriam no contraturno. Ou seja, o aluno teria a aula on-line normal no horário da turma dele. E o reforço no outro horário, em dias alternados. A secretária disse que o reforço seria para alunos do segundo, quinto e nono anos e para aqueles que têm dificuldades de acesso à Internet ou apresentam defasagem no aprendizado. Com cinco alunos em cada sala, com o devido distanciamento.
Segundo a secretária, nesta primeira semana de aulas, a equipe da Secretaria irá conversar com os pais sobre a possibilidade do reforço escolar presencial a partir do dia 8 de fevereiro. E também avaliará a curva de contágio do coronavírus em Itumbiara. Silvana explicou ainda que, se for possível esse reforço presencial, a cada mês será estendido a mais turmas. Em março, para o terceiro e o quarto anos. E a partir de abril, para todas as séries.
ESCOLAS PARTICULARES
O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 aprovou o retorno às aulas presenciais das escolas particulares de Itumbiara. Mas cada escola deve apresentar um plano detalhado, que é analisado pela Vigilância Sanitária Municipal e o Conselho Municipal de Educação. As escolas devem seguir protocolos de segurança, como ter 30% de ocupação das salas. E fazer um ensino híbrido, uma parte presencial e uma on-line, para pais e alunos que não quiserem retornar presencialmente. A aprovação, ou não, da Vigilância Sanitária Municipal é feita depois de uma vistoria no prédio da escola.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM