POSTADO EM 02 nov 2021 · Outros

ARTISTAS DE ITUMBIARA RECEBEM R$ 724 MIL DA LEI ALDIR BLANC

Artistas e agentes culturais de Itumbiara participaram na sexta-feira, dia 29 de outubro, da solenidade da entrega simbólica de R$ 724.000,00 de premiações de 226 projetos, no valor de R$ 3.203,53 cada, com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal. Na solenidade, no auditório do Sesc, tiveram apresentações artísticas.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura / Diretoria de Cultura, Procuradoria Geral do Município e Comissão Permanente de Licitação, organizou as premiações. O dinheiro já foi repassado, em conta bancária, aos premiados. A prestação de contas de cada projeto deve ser feita até o dia 31 de dezembro deste ano.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Esportes, Lazer e Cultura, Wellington Valadão, o Galo, o diretor de Cultura, Ronimárcio dos Santos, e o secretário de Finanças, Gilson Almeida Teixeira, explicaram que os recursos vieram na gestão passada e não foram repassados aos artistas e agentes culturais. Neste ano, a atual administração se empenhou em manter a verba e conseguir repassar o dinheiro a cada um dos premiados. Dione e Ronimárcio destacaram que as premiações irão auxiliar os profissionais em momento de instabilidade financeira por causa da pandemia do coronavírus. Também estiveram presentes o deputado estadual Álvaro Guimarães e vereadores.
Artistas agradeceram o empenho da Prefeitura / Diretoria de Cultura em organizar o repasse dos recursos. Eurípedes Laurindo (música), Maristela Freitas (artes visuais), Magda Júlio (artesanato) e Thiago Augusto (teatro) disseram que as verbas para as execuções dos projetos trarão impactos positivos nas artes, já que os agentes cultuais poderão voltar à produção, e na economia, com compras de materiais no comércio local.
O edital completo da seleção e premiação dos projetos culturais está no site da Prefeitura de Itumbiara, www.itumbiara.go.gov.br. Na página inicial do site, tem um link sobre a Lei Aldir Blanc.
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM