POSTADO EM 04 dez 2021 · Outros

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE RECEBEM TABLETS PARA TRABALHO COM MORADORES DE ITUMBIARA

A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde / Superintendência de Atenção Básica de Saúde / área de Informática, entregou nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro, 132 tablets para os agentes comunitários de saúde, que trabalham junto aos postos de saúde do município.
De acordo com o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi, e a superintendente de Atenção Básica de Saúde, Eliamar Santana, os tablets serão usados pelas equipes no dia a dia de atuação com a população, principalmente para envio de informações ao sistema e-SUS, ligado ao Ministério da Saúde, e para o preenchimento digital do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Eles destacam que, com o uso dos equipamentos, os atendimentos com os moradores serão mais ágeis. Frisam ainda que a informatização dos dados permitirá o monitoramento do desempenho dos agentes comunitários de saúde. “A partir de agora, os papeis serão aposentados e substituídos por um sistema informatizado e modernizado, agilizando os procedimentos feitos pelos nossos agentes, porque é uma ferramenta fácil de ser utilizada”, complementam.
Dione, Guilherme e Eliamar explicam que a plataforma e-SUS, do Ministério da Saúde, é o processo de informatização qualificada do SUS, o Sistema Único de Saúde. Tem como objetivo um novo modelo de gestão de informação, com apoio aos municípios e os serviços de saúde prestados efetivamente na área de Atenção Básica, na qualificação do cuidado com os usuários. “Por isso, o trabalho dos agentes comunitários é fundamental para o fortalecimento do sistema de saúde”, reforçam.
Os tablets entregues nesta sexta já estão configurados e habilitados. Os agentes comunitários de saúde passarão por uma capacitação para aprenderem a usarem os equipamentos e o sistema e-SUS.