POSTADO EM 01 jul 2021 · Outros

A cidade de Itumbiara é o destaque desta semana da campanha “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Assembleia

Localizada no Sul do estado, e com uma população estimada de 106 mil habitantes, a cidade de Itumbiara é o destaque desta semana da série “Isso é Goiás”, nas redes sociais do Legislativo goiano. O município, que é considerado um dos maiores exportadores de Goiás, tem parte de sua economia ligada à agricultura, mas o setor de indústrias e serviços vem crescendo nos últimos anos.

A história de Itumbiara começa em 1824, quando o Marechal Cunha Matos instalou na região da cidade o porto de Santa Rita do Paranaíba para atender a passagem da estrada que ligava a antiga capital de Goiás, cidade de Goiás, à Uberaba, em Minas Gerais. Segundo informações do site da Prefeitura de Itumbiara, o local começou a ser densamente povoado com a chegada de várias famílias vindas de diversas regiões do País, sobretudo de Minas Gerais e São Paulo. As famílias tinham como objetivo explorar, através da agricultura e agropecuária, as terras férteis do Vale do Paranaíba.

Essas famílias construíram a capela de Santa Rita de Cássia e, devido a esse fato, o lugar passou a se chamar Porto de Santa Rita. Em agosto de 1842, foi criado o distrito de Freguesia de Santa Rita do Paranaíba, pertencente ao município de Morrinhos. Já a emancipação política de Itumbiara ocorreu em 12 de outubro de 1909.

Principais atrativos

Entre os principais atrativos da cidade está o Rio Paranaíba. Itumbiara fica às margens do rio, que tem quase 1.170 km de extensão, e é o grande cartão postal da cidade. Além de ser um belo atrativo, proporcionar várias opções de lazer, o local atrai praticantes de esportes náuticos. Na orla do rio, que passa pela Av. Beira Rio, pode-se encontrar também diversos bares e restaurantes, com a melhor vista da cidade. Já entre os pontos turísticos históricos está a Praça Matriz, construída em 1934. À época de sua construção, foi o primeiro jardim público da cidade.

E você, conhece Itumbiara? Já teve a oportunidade de visitar esses atrativos da cidade? Se não, já se programa para conhecer o município, quando possível. E não deixe de acompanhar também as redes sociais da Alego. Todo domingo tem indicações de municípios goianos recheados de atrativos.