Neste domingo, 22 de maio, é o dia dedicado à Santa Rita de Cássia, padroeira de Itumbiara. Será o enceramento da festa em louvor à santa, com uma missa às 10 horas na Catedral, na Praça da República. Depois, às 17h30, terá uma procissão, que irá da Catedral até o Capim de Ouro, na Avenida Beira Rio, onde é realizada a parte festiva, com barraquinha e venda de comidas típicas. Lá também será celebrada uma missa, no início da noite de domingo.
O pároco da Catedral Santa Rita de Cássia, Padre José Luiz Castro, participou de um momento de oração semanal ecumênico com os servidores do Palácio 12 de Outubro, uma sedes da Prefeitura de Itumbiara, na Vila de Furnas, na última quinta-feira, dia 19 de maio. O prefeito Dione Araújo e secretários também participaram deste momento de oração.
Padre José Luiz contou sobre a história de Santa Rita, que viveu na Itália entre 1381 e 1457 e foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica. O corpo incorrupto dela está na cidade de Cássia, interior italiano.
O padre também citou a devoção à Santa Rita de Cássia, que deu origem a Itumbiara. Ele lembrou que, de acordo com relatos históricos, em meados do século 19, o fazendeiro João Rodrigues prometeu que, se o irmão dele, Antônio Rodrigues, gravemente doente, fosse curado, doaria uma área para construção de uma capela com o nome de Santa Rita. Com a recuperação do irmão, foi feita a doação do local, onde se construiu uma capela e, em torno dela, começou uma povoação. A capela é onde hoje está a Catedral. A povoação cresceu e se tornou Santa Rita do Paranaíba, nome de Itumbiara até o início dos anos 1940.
O momento de oração com os servidores do Palácio 12 de Outubro é feito toda quinta-feira de manhã. A cada semana, é recebido um convidado de um segmento religioso, como católicos, evangélicos, espíritas e representantes de religiões afro-brasileiras, como Candomblé e Umbanda.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: WALTER BARRA / DECOM