POSTADO EM 07 jun 2021 · Outros

80 QUILOS DE LIXO SÃO RETIRADOS DO RIO PARANAÍBA EM REMADA ECOLÓGICA

80 quilos de lixo foram retirados do rio Paranaíba na remada ecológica, no último sábado, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento encerrou a programação da Semana do Meio Ambiente, que começou em 1º de junho. Pessoas que percorreram o rio na área urbana de Itumbiara, em caiaques, recolheram diversos tipos de materiais jogados no Paranaíba, como sacos plásticos, caçados e cadeiras. A saída foi da prainha, próxima à Ponte Affonso Penna, no Bairro Village Imperial.
A remada ecológica foi realizada pela AMMAI (Agência Municipal do Meio Ambiente) em parceria com Clube do Remo, faculdade Una e Unimed Sul Goiás e com apoio da Prefeitura de Itumbiara e da empresa Alcafoods. Participaram o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, secretários e servidores municipais, vereadores, representantes dos parceiros e apoiadores do evento e pessoas que se dispuseram a participar desta ação ambiental. Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental e bombeiros também atuaram na remada ecológica.
Segundo os organizadores, o objetivo da remada ecológica foi estimular a prática de esportes em contato com a natureza e resgatar a participação social nas causas ambientais.
Os participantes doaram, como inscrição, rações para cães e gatos. Foram arrecadados 150 quilos de rações. Uma parte será colocada em comedouros de animais de rua e a outra será doada para pessoas ou instituições que cuidam de cães e gatos abandonados.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE e SÁVIO ARANTES / DECOM