POSTADO EM 25 jan 2022 · Zoonoses

ZOONOSES FAZ DOAÇÃO DE ANIMAIS ABANDONADOS OU VÍTIMAS DE MAUS TRATOS

A Prefeitura de Itumbiara / Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses, ligada à Superintendência de Vigilância em Saúde, tem realizado feiras para doação de animais domésticos, como cães. Na semana passada, foi feita uma feirinha. E para esta semana está programada mais uma, na próxima sexta-feira, dia 28 de janeiro, das 9 às 13 horas, na Rua Santa Rita, junto à Praça do Antigo Fórum, no centro da cidade.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, e a coordenadora de Zoonoses, Fernanda Camargo, explicam que o objetivo é doar cães resgatados pela equipe da UVZ ou os resgatados pela AMMAI (Agência Municipal do Meio Ambiente) por serem vítimas de maus tratos. Fernanda destaca que a prioridade é doar animais já adultos. Os cães são entregues já vermifugados e com cadastro para serem futuramente castrados. Neste início de ano, já foram doados 17 cães.
SUPRIMENTOS PARA ANIMAIS
Outra ação foi feita pela AMMAI em parceria com Zoonoses. É a compra de duas caixas de transportes de animais, medicamentos e mantimentos para cães, gatos, cavalos e aves silvestres que ficam na sede do Zoonoses, na zona rural de Itumbiara. Os materiais foram comprados pela AMMAI, com recursos da Prefeitura.
O presidente da AMMAI, José Augusto de Toledo Filho, e a coordenadora de Zoonoses, Fernanda Camargo, frisam que esta é uma ação inédita, porque anteriormente não eram feitas compras de suprimentos para os cuidados com os animais. José Augusto e Fernanda destacam que o objetivo da aquisição é “propiciar bem-estar aos animais que estão sob os cuidados da equipe de Zoonoses”.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM