VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ITUMBIARA RECOLHE MATERIAIS COM RISCO PARA CRIANÇAS


A equipe da Vigilância Sanitária Municipal – ligada à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde / Vigilância em Saúde – está realizando uma força tarefa de fiscalização em Itumbiara.

Os profissionais da Vigilância estão visitando farmácias, drogarias, distribuidoras e supermercados para recolherem materiais, de lotes específicos de fórmulas infantis, com risco para a saúde das crianças.

O recolhimento foi recomendado pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na resolução n.° 32/2026, a pedido da empresa Nestlé. Os lotes são dos produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.

A Nestlé fez o pedido à Anvisa, na semana passada, ao verificar, nestes lotes de produtos, a cereulide, uma toxina produzida por determinadas cepas da bactéria Bacillus cereus. Esta toxina pode causar, nas crianças, intoxicação alimentar, com diarreias, vômitos e náuseas. A cereulide é resistente ao calor.

A secretária municipal de Saúde, Elinamar Arantes, a superintendência de Vigilância em Saúde, Bertilha Alves Santana Cintra, e a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Susett Ribeiro de Sousa, explicam que a ação é preventiva, conforme o pedido da Nestlé à Anvisa. Para evitar possíveis contaminações com estes produtos. Elas frisam que não há nenhum registro, em Itumbiara, de contaminação por esta toxina.

Canais da Prefeitura de Itumbiara
Site: www.itumbiara.go.gov.br
Instagram: @prefeituradeitumbiara
Face: @prefeituradeitumbiara
YouTube: @prefeituradeitumbiarago

Compartilhar

Relacionadas

Relacionadas