POSTADO EM 20 jan 2021 · Vacinação

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 COMEÇA EM ITUMBIARA COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE E IDOSOS EM ABRIGOS

Cláudia Regina Costa, 50 anos e 18 como técnica em Enfermagem, foi a primeira moradora de Itumbiara a receber a dose da vacina contra a Covid-19. “Um momento histórico”, disse Cláudia, que trabalha no HCamp, o hospital de campanha que recebe pacientes infectados pelo coronavírus, e no CAIS. Há quatro meses, ela passou por uma situação dolorosa. A mãe dela, Dona Antônia, morreu aos 89 anos, vítima de Covid-19. “Fico pensando se, naquela época, já tivesse a vacina, a minha mãe estaria ainda com a gente!”, contou. “Mas fico feliz por agora estarmos sendo vacinados”, completou.
O início da vacinação em Itumbiara foi em frente ao CAIS, com a presença do prefeito Dione Araújo, do secretário de Saúde, Guilherme Davi da Silva, de outros secretários da Prefeitura, vereadores e profissionais de saúde. Foi Guilherme Davi quem vacinou a Cláudia Regina. Sua colega no HCamp, a também técnica em Enfermagem Janaína de Souza Silva Tavares recebeu a vacina como presente de aniversário antecipado. Nesta semana, ela completa 48 anos de idade.
Nesta primeira etapa, Itumbiara recebeu 1990 doses e os vacinados são os profissionais de saúde e também os idosos que vivem em abrigos. Daqui a duas semanas, essas mesmas pessoas vão receber a segunda dose. A Secretaria Municipal de Saúde fez um cronograma de vacinação para cada dia da semana, que será divulgado diariamente. Mais adiante, a imunização será estendida a outros grupos, como idosos que não moram em abrigos.
No lançamento da vacinação, o prefeito Dione Araújo elogiou a agilidade da Secretaria de Saúde de Goiás, que organizou a distribuição das vacinas em tempo recorde, a partir da última segunda-feira. Ele disse que a imunização traz de volta à população “o sonho da vida, da liberdade e da esperança”.
O deputado estadual Álvaro Soares Guimarães considerou que “agora tem uma luz no fim do túnel”, lamentando que o Governo Federal não tenha sido ágil para fazer um plano de vacinação. “Continuemos com os cuidados para evitar o contágio”, falou.
O secretário de Saúde, Guilherme Davi da Silva, ficou emocionado, lembrando que o início da pandemia, em março do ano passado, trouxe “dias árduos, que agora começam a passar, com a população que ficará protegida com a vacinação”. Mas ele frisou que, mesmo sendo vacinados, os moradores devem continuar com o distanciamento social e o uso de máscaras e álcool em gel.
O vice-prefeito de Itumbiara, Daniel Borges (também presidente da Funsol, a Fundação de Solidariedade), frisou que vivemos “um tempo histórico”, com o início da imunização. “Vamos vencer esta doença”, falou. O presidente da Câmara Municipal de Itumbiara, o vereador Neto Karfan, contou que teve amigos que morreram de Covid-19. “Agora, é um tempo de esperança”, acrescentou.
Além de Neto Karfan, participaram da solenidade os vereadores Ednon Fio, Henrique Borges, Liliane Costa, Selymare Gomes, Pastor Ailton Pedro, Policial Rolissandro, Samir Júnior, Vagner Martins, Wellington Areda e Zezé Preto. José Orestes Guimarães, que não pôde participar, foi representando pelo assessor Bruno Franco.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM