POSTADO EM 01 abr 2024

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE EM ITUMBIARA

Crianças, idosos, gestantes e puéperas estão entre as pessoas que devem ser vacinadas

A campanha nacional de vacinação contra a gripe está sendo realizada em Itumbiara, inicialmente em cinco locais de imunização, de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde.

No CAIS, atualmente na Praça Sebastião Xavier (antigo CPT, ao lado do Hospital Estadual São Marcos), das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Na Clínica da Família Dr. Antônio de Pádua Peppe, no Bairro Marolina, das 7 horas às 10h30 e das 13 horas às 16h30. Na Clínica da Família Dionária Ferreira Gomes, na Vila Vitória II, das 7h30 às 10 horas e das 13h30 às 16 horas. E na Clínica da Família Dr. Mário Guedes, no Bairro Nossa Senhora da Saúde, das 7 horas às 10h30 e das 13 horas às 16h30.

O prédio do NABS, no Bairro Jardim América, está sendo reformado. Mas lá também é feita a vacinação, contra a gripe, especificamente para crianças de seis meses a menores de seis anos de idade. Das 7h30 às 10h30 e das 13 horas às 16h30.

Nesta campanha, devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias depois do parto). Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, num intervalo de 30 dias.

Também devem ser vacinados professores dos ensinos básico e superior, trabalhadores da área de saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) e pessoas com deficiência permanente. Ainda caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, Profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e a população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos de idade).

As pessoas devem levar o documento de identificação com foto (carteira de identidade ou CNH), CPF, Cartão SUS e o cartão de vacinas. Nos públicos específicos, a comprovação ou laudo médico.

O prefeito Dione Araújo, o secretário municipal de Saúde, Adriano Martins, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Julice Freitas Barbosa, frisam a importância da vacinação contra a gripe para trazer proteção às pessoas dos públicos que devem ser imunizados.

Canais da Prefeitura de Itumbiara

Site: www.itumbiara.go.gov.br