ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 20 abr 2021 · Vacinação

SAÚDE ESCLARECE SOBRE VÍDEO COM IDOSA EM VACINAÇÃO NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES

A Secretaria Municipal de Saúde, de Itumbiara, esclareceu sobre um vídeo, divulgado nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, de uma profissional de saúde, que foi vacinar uma idosa contra a Covid-19 e a seringa estaria sem o imunizante. O caso aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira, dia 19 de abril, no Parque de Exposições, durante a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac dos vacinados, com a primeira dose, entre os dias 11 e 23 de março. No vídeo, a neta da idosa alerta a profissional que a seringa estaria sem o imunizante.
Na manhã desta terça, dia 20, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itumbiara, Julice Freitas Barbosa, concedeu entrevistas a emissoras de tevê e rádio, esclarecendo sobre o assunto. Segundo Julice, a profissional é uma estagiária de um curso de técnico de Enfermagem e teve uma dificuldade no manuseio do imunizante: “um outro profissional aspirou a vacina e quando a colaboradora foi aplicar, ao desencapar a agulha, teve um problema ali no insumo”. “Quando ela foi desencapar, acabou movimentando o êmbolo da seringa, fazendo com que esse líquido, essa vacina vazasse e ela não percebeu”, complementou.
De acordo com Julice, assim que a neta da idosa alertou que a seringa estaria sem a vacina, a profissional comunicou o fato à coordenação, buscou outra dose e a aplicou na senhora.
APURAÇÃO
Julice disse que o caso está sendo apurado por uma equipe e a profissional ficará afastada da vacinação até o fim da apuração, que deve ser concluída em até 15 dias. “A princípio, não achamos que houve má fé e sim um erro de não perceber que tinha vazado a vacina”, explicou. Mas frisou que, desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Itumbiara, no dia 20 de janeiro, não teve registros de situações como essa.
Para evitar possíveis falhas como essa, Julice contou que, mais uma vez, reforçará a capacitação de quem está na vacinação da Covid-19. “Já fizemos capacitações e as pessoas sabem como proceder, mas vamos fazer um novo reforço”, frisou. Julice pediu para as pessoas não ficarem, por causa deste episódio, com receio de serem vacinados.
Julice lembrou que nesta segunda, dia 19, foram vacinadas 1.736 pessoas, um número recorde, e que a profissional vacinou mais de 200 pessoas. A falha, segundo Julice, aconteceu no fim do dia, por volta das 18 horas, depois de um dia exaustivo de trabalho. Até o momento já foram vacinados contra Covid-19, em Itumbiara, 17.200 pessoas de primeira dose e 8.591 de segunda dose. Um total de 25.791 doses aplicadas.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM