ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 08 abr 2021 · Vacinação

SAÚDE CRIA FORÇA-TAREFA PARA ATUALIZAR DADOS DE VACINAÇÃO EM ITUMBIARA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou uma força-tarefa com 11 digitadores para atualizar os dados de vacinação no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização do governo federal. Os profissionais estão trabalhando em ritmo acelerado na Superintendência de Endemias e no CAIS, na expectativa de atualizar as informações até o início da próxima semana.
O secretário de Saúde Guilherme Davi explica que o programa do governo federal somente foi criado após uma semana do início da vacinação, é instável e apresenta diversos problemas, atrasando o lançamento dos dados. No sistema do PNI, aparece um número de vacinados menor ao efetivamente realizado em Itumbiara, mas isso não significa fraudes, mas somente um descompasso na transmissão dos dados.
Guilherme explica que o município dá total transparência na vacinação, informando diariamente o número de pessoas vacinadas no boletim epidemiológico, que é divulgado no site da Prefeitura, nas páginas oficiais da Prefeitura e Secretaria de Saúde no Facebook e Instagram.
Os profissionais de saúde que trabalham no Capim de Ouro e Parque de Exposições utilizam uma ficha manual, onde são transcritas informações como nome da pessoa imunizada, CPF, Cartão SUS, data, lote e nome do profissional que aplicou a vacina. Essa ficha é entregue depois para lançamento na plataforma eletrônica.
Ele explica que não é possível fazer a digitalização das doses em tempo real, porque tornaria o trabalho muito lento e ainda a dificuldade de instalar computadores com acesso à internet nos locais de vacinação.