POSTADO EM 03 jul 2021 · Vacinação

SÁBADO É DE DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE, ATÉ 17 HORAS

Este sábado, 3 de julho, é o Dia D de vacinação contra a gripe (Influenza) em Itumbiara. Até as 17 horas, a imunização é realizada em três clínicas populares, a Clínica Popular Dr. Mário Guedes (ESF 01 e 09), no Bairro Nossa Senhora da Saúde, a Clínica Popular Dr. Antônio de Pádua Peppe, no Bairro Marolina, e a Clínica Popular Dr. Reginaldo Custódio (ESF 05,13 e 20), no Bairro Planalto. Não é necessário agendamento. A pessoa deve levar documento de identificação com foto (como carteira de identidade ou CNH), cartão de vacinação, certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, a comprovação de que faz parte de um dos grupos prioritários e comprovante de endereço.

A vacinação é para crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), idosos acima dos 60 anos e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Além disso, trabalhadores da saúde, trabalhadores das escolas públicas e privadas, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, das Forças de Segurança e Salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 12 de abril e irá até a próxima sexta-feira, 9 de julho. O Dia D deste sábado é para reforçar a imunização. Em Itumbiara, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), devem ser vacinadas, contra a gripe, aproximadamente 30 mil pessoas. A meta é vacinar no mínimo 90% desse total. Atualmente, 23.196 receberam a vacina, ou seja, 77,32% já foram imunizadas no município.

COVID-19
Neste sábado, também tem a vacinação contra a Covid-19, para pessoas de 46 anos, das letras de M até Z. Quem se vacinou contra Influenza deve esperar 14 dias para se vacinar contra a Covid-19. E quem se vacinou contra a Covid-19 deve, igualmente, esperar 14 dias para ser vacinado contra a gripe.

DOSE NECESSÁRIA
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Saúde, Guilherme Davi, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, fazem um apelo para as pessoas, que estão nos grupos prioritários para vacinação contra a gripe e ainda não foram vacinadas, procurem uma das três clínicas populares ainda hoje. “A dose da vacina contra a gripe é extremamente necessária”, destacam os três.