POSTADO EM 11 jun 2021 · Vacinação

PROFISSIONAIS DA VACINAÇÃO DE ITUMBIARA SÃO CAPACITADOS PARA MANUSEIO DA VACINA DA PFIZER

A Secretaria Municipal de Saúde, de Itumbiara, recebeu, nesta semana, pela primeira vez, 1.170 doses da vacina da Pfizer, para uso na vacinação contra a Covid-19 na cidade. É a terceira vacina usada na campanha municipal de imunização contra a doença. As outras são a Coronavac (Butantan) e a AstraZeneca (Oxford). Itumbiara e mais 21 municípios de Goiás receberam a vacina da Pfizer para aplicação de primeira dose.

A SMS, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e EPS (Educação Permanente em Saúde), realizou nesta quinta-feira, dia 10 de junho, um treinamento sobre os procedimentos na manipulação das doses da vacina da Pfizer. O curso, realizado na sala de vacinação do Colégio Estadual Dom Veloso (um locais de imunização contra a Covid-19 em Itumbiara), foi conduzido pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Julice de Freitas Barbosa. Foram capacitados 10 profissionais de saúde, entre enfermeiros e técnicos de Enfermagem, que são os vacinadores, e mais 22 profissionais responsáveis pela anotação na planilha de registro manual das vacinas.

O secretário de Saúde, Guilherme Davi, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, coordenadora geral da imunização em Itumbiara, explicam que o treinamento foi necessário para garantir eficiência no atendimento à população. E agradecem aos profissionais de saúde envolvidos na vacinação, pela dedicação e disposição em adquirir novos conhecimentos, com a chegada de mais uma vacina.

Guilherme, Elinamar e Julice destacam que os profissionais consideraram o treinamento proveitoso, com todas as informações sobre o manuseio da vacina da Pfizer, “mais um imunizante que trará esperança para salvar vidas”.

A vacina da Pfizer já foi aplicada nesta quinta na vacinação de pessoas com 52 anos, com os nomes iniciados das letras do A ao J.