POSTADO EM 21 fev 2024

PREFEITURA REPASSA A ARTISTAS DE ITUMBIARA RECURSOS DA LEI PAULO GUSTAVO

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, começou a efetuar os primeiros pagamentos a dezenas de artistas e agentes culturais de Itumbiara, com repasse de recursos federais da Lei Paulo Gustavo.

O valor total é de quase R$ 1 milhão (R$ 918.507,22). Os contemplados recebem recursos para financiamento de projetos culturais de audiovisual e outras linguagens culturais e de multilinguagem.

Os artistas e agentes culturais contemplados participaram de uma chamada pública, no final do ano passado, e apresentaram as documentações necessárias para o recebimento dos recursos.

A Lei Paulo Gustavo foi criada para incentivar e reaquecer o setor cultural, gravemente afetado pela pandemia de Covid-19. O objetivo foi garantir que artistas, produtores e organizadores culturais pudessem retomar a produção cultural. A lei leva o nome do ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador Paulo Gustavo, falecido em 2021, aos 42 anos de idade, em decorrência da Covid.

O prefeito Dione Araújo, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Guilherme Machado, e o diretor de Cultura, Ronimárcio dos Santos, destacaram a importância do investimento financeiro para movimentar a cultura em Itumbiara. Dione lembrou ainda dos recursos federais da Lei Aldir Blanc e também do Claque Retomada Cultural, realizado pelo Governo de Goiás, pela Secretaria de Estado. Ações para incentivar a produção cultural no município.

Gilmar Vasconcelos, responsável por uma folia de reis, Alex de Souza, que atua com circo, e o cineasta e escritor Júlio Quinan receberam recursos para produções culturais. Eles disseram que os recursos, vindos do Governo Federal e organizados pela Prefeitura, são necessários para se manter a produção cultural ativa em Itumbiara.

Canais da Prefeitura de Itumbiara

Site: www.itumbiara.go.gov.br