POSTADO EM 24 jun 2021 · CAPS

PREFEITURA E SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE INAUGURAM CAPS EM HOMENAGEM A MÉDICO DE ITUMBIARA

A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Governo de Goiás, pela Secretaria Estadual de Saúde, inauguraram oficialmente nesta quarta-feira, dia 23 de junho, o CAPS II Dr. Murilo Borges, na Avenida Equador, no Bairro Dom Veloso. O CAPS está instalado onde funcionava o CISME (Centro Integrado de Saúde Mental Emmanuel). O nome do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é uma homenagem ao médico Murilo Borges Guimarães, que morreu no fim do ano passado, depois de fazer o atendimento na instituição, por mais de 24 anos.

A inauguração contou com a presença do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, do secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi, secretários e servidores municipais, vereadores, o secretário estadual de Saúde, Isamel Alexandrino, o deputado estadual Álvaro Guimarães, as irmãs de Murilo (Moabe Guimarães Borges Ribeiro, Priscila Ribeiro Guimarães Pacheco e Meimei Ribeiro Guimarães Queiroz), a equipe do CAPS e Zilmar Oliveira Borges, um dos fundadores do CISME e administrador da instituição por mais de 25 anos.

No início deste ano, a SMS propôs unificar a saúde mental em Itumbiara. Assim, os atendimentos feitos no CISME e no outro CAPS, no centro da cidade, passam a ser realizados em um só local, com organização pela equipe da Secretaria. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Guilherme Davi, a municipalização da saúde mental (em parceria com os governos Federal e Estadual) é uma orientação do Ministério da Saúde. O CAPS II Dr. Murilo Borges atende pessoas com transtornos mentais ou com alguma doença da alma, como depressão. Duas das irmãs de Murilo, Moabe Guimarães Borges Ribeiro e Priscila Ribeiro Guimarães Pacheco, atuam no CAPS. Moabe é uma das médicas que fazem atendimentos aos pacientes.

Guilherme contou que, futuramente, também deve ser implantado, no local, um CAPS AD (Álcool e Drogas), para acompanhamento de pessoas com dependência química.

HOMEM DE BEM
Nas falas, a irmã de Murilo, Moabe Guimarães Borges Ribeiro, o amigo e parceiro no CISME, Zilmar Oliveira Borges, o vereador José Orestes Guimarães (representando a Câmara Municipal de Itumbiara e primo de Murilo), o secretário de Obras e Pavimentação Asfáltica, Luciano Franco (também primo de Murilo), o deputado Álvaro Guimarães, o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, e o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, destacaram a postura de “homem de bem” que Murilo Borges Guimarães teve ao longo da vida e a atuação em prol dos pacientes psiquiátricos de Itumbiara.

ATENDIMENTO DE QUALIDADE
Ismael Alexandrino destacou ainda os esforços para levar às pessoas atendimento de qualidade na rede pública de saúde em Goiás.

COMO FOI
O CISME (Centro Integrado de Saúde Mental Emmanuel) foi fundado em 1996, por um grupo de voluntários, e fez, nestes 25 anos, atendimentos, com uma equipe de médicos e outros profissionais, como psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

COMO SERÁ
Para receber atendimento no CAPS II Dr. Murilo Borges, as pessoas devem procurar os postos de saúde. O médico vai fazer um encaminhamento para agendamento de consulta daí 15 dias. O atendimento médico é feito de segunda a quinta-feira. Mais informações pelo telefone (64) 3404-1388.

REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM