POSTADO EM 24 jan 2022 · Esporte, Cultura e Lazer

PREFEITURA CRIA CALENDÁRIO DE EVENTOS ESPORTIVOS E DESTINA RECURSOS PARA APOIO AO ESPORTE

A Prefeitura de Itumbiara vai instituir Calendário Oficial de Eventos Esportivos e dará todo apoio ao esporte no município. Projeto de lei neste sentido foi elaborado e encaminhado neste mês de janeiro para a Câmara Municipal.
A nova legislação prevê a destinação de recursos e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para realização de eventos esportivos envolvendo todas as etapas da organização, como transporte, premiação, material esportivo, segurança, divulgação, alimentação e uso das praças esportivas. Trata-se de uma legislação moderna, dando segurança jurídica para o município investir no fomento ao esporte, em todas as suas modalidades, como futebol amador, escolinha de futebol, futsal, handebol, vôlei e ciclismo, entre outras.
O projeto de lei nº 003/2022, prevê que a Prefeitura poderá arcar com custos de arbitragem das competições e fornecer estrutura para filmagem, fotografia e sonorização dos eventos esportivos, além de material gráfico e publicidade nos canais oficiais da Prefeitura e nos meios de comunicação.
Pelo projeto, a Prefeitura também poderá destinar recursos para segurança, assistência médica, medicamentos e alimentação dos atletas. Será permitido ainda a celebração de convênios e termos de cooperação para desenvolvimento esportivo de crianças, adolescentes e idosos, vedado o futebol profissional.
O prefeito Dione Araújo explicou que o projeto é amplo e dará condições de a Prefeitura colaborar com o futebol amador e demais modalidades esportivas, oferecendo toda estrutura para realização das competições. “Será um avanço significativo para o fomento das práticas esportivas, destinando recursos públicos para a promoção do desporto educacional e social. Esporte é vida, é saúde e é dever da Prefeitura investir nesta área, pois acreditamos que o esporte é uma ferramenta de educação e formação cidadã”, afirma.
O apoio da Prefeitura, seguramente, irá permitir que muitos itumbiarenses obtenham destaque em nível regional e até nacional, em competições esportivas de nível amador e profissional. O projeto será analisado pelos vereadores a partir de fevereiro, com retorno das reuniões ordinárias da Câmara Municipal.